O que é uma nota característica de um modo?

notas características

O que é uma nota característica de um modo?

Nota característica é aquele que diferencia os modos eclesiásticos (modos gregorianos, que erroneamente chamam por aí de modos gregos).

Primeiramente vamos separar os modos em dois grupos – modos maiores e modos menores.

Os modos maiores são jônio, mixolídio e lídio.

Os modos menores são eólio, dórico, frígio e lócrio.

Se comparamos o modo jônio com o mixolídio, a característica do mixolídio surge, a sétima menor.

Se compararmos o modo jônio e lídio, a característica de ambos surge, a quarta justa é característica do jônio, a quarta aumentada por sua vez característica do lídio.

Ao caso dos modos menores eólio define a sexta menor como característica, quando comparamos ao modo dórico, que possui sexta maior como característica. E o mesmo modo eólio destaca ao frígio a segunda menor como característica, por que é o único ponto em que divergem em estrutura.

E o modo lócrio, comparado ao frígio, terá como característica a quinta diminuta que será por sua vez o único ponto em que divergem.

Tons vizinhos

Veja que os modos de mesma fundamental que tratamos aqui, já que estamos comparando estruturas, estarão posicionados em tons vizinhos.

Dó jônio diverge de dó mixolídio pela sétima, o que faz característica, no caso a nota si bemol. (dó maior é vizinho de fá maior que possui o si bemol e seis sons naturais).

Dó ré mi fá sol lá si (dó jônio, primeiro grau de dó maior); dó ré mi fá sol lá si bemol (dó mixolídio, quinto grau de fá maior).

O mesmo ocorre entre dó jônio e dó lídio que divergem pelo quarto grau. Fá natural em dó jônio, fá sustenido em dó lídio (que está em sol maior, vizinho de dó).

Dó ré mi fá sol lá si (dó jônio, primeiro grau de dó maior), dó ré mi fá sustenido sol lá si (dó lídio, quarto grau de sol maior).

Agora sim!

Um pouco mais claro?

Estas notas características serão ressaltadas quando utilizamos um modo individualmente.

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleSolo e improviso são a mesma coisa?
Next articleO que são inversões de acorde?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.