O que é uma escala simétrica?

simetria

O que é uma escala simétrica?

É uma estrutura, um conjunto de notas organizada de maneira escalar, que mantém padrão ou padrões notáveis na alteração entre os graus. São elas:

1| Simetria de tom entre os graus sucessivos, notas sucessivas: Escala Hexafônica, também chamada de escala de Tons Inteiros.

2| Simetria de semitom entre os graus sucessivos, notas sucessivas: Escala cromática.

3| Simetria alternada de tom e semitom, ou vice-versa semitom e tom, notas sucessivas alternando entre um dos dois formatos: Escala Octatônica ou diminuta.

As escalas simétricas não são apenas escalas que possuem exatamente a mesma sequência de intervalos quando tocadas de forma ascendente e descendente” como sugere um outro site. Porque nessa afirmação se exclui estruturas octatônicas, que são simétricas esteticamente e tecnicamente, e se inclui um modo gregoriano(!?).

Observe que seria possível considerar o modo dórico (T St T T T St T), organizado de maneira escalar, como pertencente a esse grupo de escalas simétricas. O conjunto do modo dórico organizado de maneira escalar possui simetria, fato, é espelho de si mesmo, mas isso não o traz para o grupo de escalas ou estruturas simétricas.

A simetria em música é repertório de discurso estético relacionado as práticas da música do século XX, proveniente da expansão da tonalidade e preliminar ao atonalismo sendo semente das composições de uma nova forma de se organizar o fazer musical pós-impressionismo musical de Debussy e Ravel, tanto quanto de uma observação estrutural simplista.

Compreendeu amigo? Quer saber mais sobre as escalas simétricas? Temos publicações a esse respeito aqui no BLOG Souza Lima!

Vamos lá! Vamos em frente!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articlePor que não se faz mais música boa?
Next articlePor que parece que conhecemos uma música que nunca escutamos?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.