O que é uma escala octatônica?

octatonica

O que é uma escala octatônica?

Uma estrutura musical escalar organizada alternando tom e semitom ou semitom e tom, é chamada de escala octatônica. Organiza-se então em dois modelos, observe:

Tom e semitom

Semitom e Tom

Embora seja possível observar intervalos qualificadores dos modos maiores e menores nas estruturas octatônicas, pela característica corrente caracteriza movimentos de estrutura constante. Podendo ser aplicada como padrão composicional de obras seriais tanto quando ferramenta para improvisação.

Foi introduzida nas composições de Vanguarda impressionista, embora desenvolvida com mais afinco no serialismo do início do século XX.

Outras nomenclaturas podem surgir para qualificar as estruturas octatônicas, e sem divergir do padrão semitom tom ou tom semitom pode ser encontrada como escala diminuta, e se ainda relacionada a aplicação na improvisação chamada Dom-Dim – Dominante Diminuta, que sugere utilização sobre uma estrutura maior com sétima menor com função dominante.

Assim como a nomenclatura pentatônica, octatônica representa o critério de observação da estrutura, octa representa o número oito; tônica, neste caso, sons variados.

Como aplicar?

Para a prática da improvisação memorize as estruturas partindo dos dozes sons possíveis. Aplique em modos menores, ou no modo maior em dominantes secundários que antecedem acordes menores (V7/II; V7/III; e V7/VI).

Para a composição monte estruturas constantes ou acordes possíveis com três e quatro notas, e experimente a sonoridade.

Ficou com alguma dúvida terminológica? É provável que haja outro artigo aqui explicando sua dúvida em nosso BLOG.

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleTocar pode causar lesão?
Next articleExiste uma forma fácil de aprender escalas?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.