O que é uma escala diatônica maior?

Escalas Diatônicas

O que é uma escala diatônica maior?

Escala diatônica maior é um conjunto de notas organizadas em Tom Tom Semitom Tom Tom Tom Semitom, que possui percepção de sensível entre o sétimo e o oitavo grau em movimento ascendente, resolução entre o quarto e terceiro grau em movimento descendente.

Uma escala diatônica possui um trítono, que consolida seu tensionamento para que haja o relaxamento. Justamente este trítono está entre o quarto e sétimo grau, e sua resolução diatônica justamente no terceiro e oitava grau.

Na escala diatônica maior o primeiro grau representa a tônica, que se repetirá sempre no oitavo grau. Tônica, do latim tônus, que significa centro.

Então uma escala diatônica é uma estrutura que consolida um centro. Ou seja, as demais notas que compõe o conjunto se relacionam hierarquicamente com o centro diatônico.

Existem doze centros diatônicos, que cotidianamente chamamos de tonalidades, embora haja doze centros, doze tonalidades maiores, e doze tonalidades menores.

Cuidado neste caso com as escalas que são enarmônicas. Já recebi questionamentos sobre isso, como: a mais ré bemol e dó sustenido são a mesma escala? São escalas enarmônicas, e hoje com afinação temperada são formas diferentes de representar o mesmo som.

Na história da música

A escala diatônica é uma construção que se associa a diversos pensamentos que até se confundem com a história da Religião Católica Apostólica Romana. Embora o termo diatônico remonte ao classicíssimo grego, a estrutura que hoje conhecemos como diatônica tem forte apelo eclesiástico. Desde a constituição de uma nota única, de um Deus único, de algo que parte do chão para chegar de maneira escalar ao ponto agudo em analogia direta ao céu cristão. Até mesmo a forma com que foi utilizada nas práticas musicais de então.

Verifique os estudos, e a forma de estudar. Estamos aqui abertos ao pensamento.

Até já!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleExiste uma forma fácil de aprender escalas?
Next articleO que é uma escala cromática?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.