O que é uma escala cromática?

cromatica

O que é uma escala cromática?

Mais uma dúvida de um leitor, provavelmente associado com a preparação ao vestibular de música, afinal o que é uma escala cromática?

Primeiramente vale relembrar o que é um semitom cromático. O semitom cromático ocorre quando pautamos uma mesma nota separada por um semitom.

Por exemplo: dó e dó sustenido.

Trata-se do mesmo grau, da mesma nota, com sons diferentes, com distância intervalar de um semitom.

Oposto imediato de semitom diatônico, que ocorre quando há uma separação de semitom, só que entre notas diferentes, vizinhas diretas – em linguagem musical por graus conjuntos.

Por exemplo: dó e ré bemol.

Uma escala cromática é a composição de semitons cromáticos e diatônicos, ocorrendo em duas versões – uma ascendente e outra descendente.

Dó – dó sustenido – ré – ré sustenido – mi – fá – fá sustenido – sol – sol sustenido – lá – lá sustenido – si – dó

Dó – dó bemol – si bemol – lá – lá bemol – sol – sol bemol – fá – fá bemol – mi bemol – ré – ré bemol – dó

Para que se estabeleça uma estrutura cromática é imprescindível que os sons transitem em semitons sucessivos. A nomenclatura das notas pode variar, mas sem alternar o conceito variável entre semitom diatônico e semitom cromático. A resultando dessa composição é chamada de cromatismo – sensação musical de movimento constante onde torna-se impossível identificar um ponto central de finalização ou repouso.

Não há tônica, há apenas fundamental, ou ponto de partida.

Esclareceu?

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleO que é uma escala diatônica maior?
Next articleO que é Campo Harmônico?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.