O que é uma barra de finalização?

barra de finalizaçaõ

O que é uma barra de finalização?

É um símbolo que é uma variação da família das barras de compasso – simples para separação métrica, e duplo para separação métrica e de estrutura composicional.

Você já reparou que o início de uma partitura é uma pauta aberta? Não há barra de compasso! É um fato que representa o começo da música! A pauta está esperando ou propondo a música começar. E no final da obra ocorre a utilização da barra de finalização.

A barra de finalização é dupla, com a segunda linha mais grossa e toda preenchida. Trata-se então de uma convenção de escrita para representar um ponto final.

Um conceito simples, observe a partitura abaixo utilizando barras simples, barra dupla e barra de finalização.

Na história, procurei em partituras de escrita neumática, e partituras próximos do modelo que utilizamos, e não soube identificar claramente ao século que remete esse conceito. A partitura mais antiga que encontrei com algo similar a uma barra de final remete ao século XIII.

Lembre-se de observar que a pauta quando inicia está aberta e quando a obra termina se fecha. Bastante poético, concorda?

Esse tipo de conteúdo é aplicado no dia a dia das atividades do Souza Lima! Agora é hora de ficar em casa! Quando tudo isso acabar!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleO que é barra de compasso?
Next articleEscrever em uma cifra sustenido ou bemol é a mesma coisa?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/