O que é um acorde suspenso?

O que é um acorde suspenso?

O acorde suspenso é um acorde que normalmente antecede a dominante, e que possui em sua estrutura fundamental, quarta justa, quinta justa e sétima menor. Trata-se de uma tétrade, então.

Pode se apresentar em posição fundamental, ou e em primeira, segunda e terceira inversões, como qualquer outra tétrade.

Se estabelece por suspender a formação do trítono, retardando este ponto característico típico das estruturas que possuem tríade maior e sétima menor, normalmente de origem dominante.

O acorde abaixo está para a dominante primária da tonalidade de dó maior. Repare que a quarta justa do acorde é justamente a tônica da tonalidade.

Embora em metodologias variadas do estudo do jazz o acorde em questão seja qualificado como dominante, a estrutura de uma tétrade suspensa pode ocupar o espaço em uma progressão harmônica onde estaria um grau subdominante. Observe:

Acorde suspenso é sinônimo de acorde Sus ou Sus4.

SHARE
Previous articleVale a pena fazer pós em Educação Musical?
Next articleO que é duração em música?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.