O que é tônica em música?

tônica

O que é tônica em música?

Tônica provém do latim tônus, que significa força. Assim, tônica em música é um som que se relaciona perante um conjunto harmônico ou melódico como centro gravitacional.

Por exemplo: a escala de dó maior, tem a nota dó como tônica. Independentemente da altura que o som estiver se comportará como centro resolutivo, que proporciona estabilidade, que propicia finalização.

Por isso nos referimos ao tom de uma música, que provém de tônica. A tônica de dó maior é a nota dó, justamente o tom é dó maior. Ser maior ou menor se refere-se ao conjunto e não a tônica.

Vale ressaltar que apenas escalas diatônicas possuem tônicas, é uma característica exclusiva desse perfil de conjunto.

Dó maior tem dó como tônica. A escala de dó hexafônica tem a nota dó como fundamental – ponto de partida que oferece nomenclatura para a estrutura.

O modo dó dórico, possui a nota dó como fundamental, sendo comum em organizações modais denominar a fundamental como nota de finalização, finalis. Embora tenha importância, uma nota finalis estabelece finalização com características diferentes de uma estrutura que possui tônica.

Um acorde também possui tônica. Ou seja, a ideia gravitacional permanece entre os conjuntos harmônicos. A partir da tônica de um acorde se estabelece os intervalos que o compõe.

O acorde de C7M – dó maior com sétima maior, possui a tônica nota dó, e mesmo que se encontre invertido, quando o baixo está em alguma das notas que compõe o acorde, a tônica permanece influente perante o conjunto.

Nos acordes é comum tratar como sinônimo tônica e fundamental.

Valeu a reflexão sugerida por um leitor. É um prazer poder contribuir de alguma maneira com sua formação a distância em meio a tudo que estamos vivendo nesse momento no Brasil e no mundo. Bons estudos. E vamos em frente! Fique em casa e quando passar?

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleHistória da Música – Compositores Eruditos Brasileiros
Next articleO que são as linhas suplementares da partitura?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.