O que é Síncopa em Música?

O que é Síncopa em Música?

Trata-se de um termo rítmico referente a questão de acento métrico.

Prolongar de um tempo fraco ou e uma parte fraca do tempo sobre o tempo forte ou parte forte do tempo.

Na reflexão de acento métrico constitui-se que dentro de um compasso há pontos diferentes de acentuação, que não necessariamente ocorrem por intensidade, mas que podem ocorrer por exemplo por textura – acréscimo de um instrumento, troca de acordes…

E isso se dá normalmente com a sensação do ostinato.

Um compasso binário, por exemplo, possui acento métrico forte no primeiro tempo, e fraco no segundo tempo.

Um compasso ternário possui acento métrico forte no primeiro tempo, e fraco no segundo e terceiro tempo.

Um compasso quaternário possui acento métrico forte no primeiro tempo, meio forte no terceiro tempo, e fraco no segundo e quarto tempos.

Assim o simples prolongar de uma nota que parta de um desses tempos fracos e que “escondam” um tempo forte, gera a sensação rítmica que conhecemos como síncope.

É comum ouvirmos por aí como linguagem popular: “esta música é muito sincopada”. Trata-se dessa sensação “pendurada”, onde o ritmo esconde acentos métricos considerados fortes, partindo de tempos considerados fracos.

Um erro comum é associar a síncope ou síncopa com uma única figura. Não há uma única figura que represente síncopa, há um conceito.

Há para a síncope a presença marcante da subdivisão. Por exemplo: Duas partes que dividem um pulso de maneira igual, que conhecemos como primeira subdivisão, possuem acento métrico forte para a que é coincidente ao tempo, e fraco para a que não é coincidente.

Se são quatro partes, a segundo subdivisão de um tempo, que o divide de maneira igual, serão em acento: forte, fraco, meio forte e fraco.

Essa relação de acento métrico ocorre em todos as métricas, com todas as unidades de tempo e subdivisões não bastaria para a publicação! Inserir exemplos de figura, por exemplo, priorizei o conceito!

Ampliarei a publicação da Síncopa em um segundo momento! Ou?

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleO que é intervalo em música?
Next articleQuais os principais problemas que podem ocorrer com uma Bateria?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.