O que é Semitom?

acorde diminuto

O que é Semitom?

Semitom é a menor distância entre dois sons pautados – representados graficamente – nas práticas da música ocidental.

Diversas definições de internet e outras presentes em livros definem o semitom ou meio tom apenas como a menor distância entre dois sons da música ocidental, quando o correto é afirmar que trata-se da menor distância escrita.

Há o bend, por exemplo, da guitarra e dos instrumentos de sopro que trabalham com distâncias menores.

Para o piano, por exemplo, a distância de um semitom é a menor possível tanto para a prática quanto para o que se pauta. Mas o piano é apenas um instrumento.

E para os outros?

Justamente instrumentos como a guitarra ou violão, voz, ou para uma dezena de outros instrumentos aerofones, é possível realizar distâncias menores que um semitom na prática musical. Entre os bends e o vibrato.

A percepção humana é capaz de perceber uma variação de afinação de uma nota em um vibrato exagerado, no momento de afinar um instrumento, ou nessa prática musical como o movimento entre um som e outro em uma técnica que liga os semitons, como o bend de uma guitarra.

Então se afirma: há distâncias menores que um semitom nas práticas musicais ocidentais, mas que estas distâncias não são pautadas com a mesma precisão de um meio tom.

SEMITOM OU MEIO TOM

O semitom pode ser natural quando estabelecido entre MI – FÁ, e SI – DÓ. Estruturas presentes em apenas três escalas maiores (dois em dó maior – dó ré mi fá sol lá si dó; um em fá maior – fá sol lá sib dó ré mi fá; um em sol maior – sol lá si dó ré mi fá# sol).

O semitom pode ser diatônico, quando analisado individualmente (descontextualizado), ocorrendo quando se estabelece entre notas sucessivas e consolida-se como possível entre duas escalas diatônicas maiores (dois tons vizinhos).

MI – FÁ ao mesmo tempo que é um semitom diatônico, é um semitom natural.

FÁ# – SOL é um semitom diatônico (que ocorre apenas nas escalas de sol maior – sol lá si dó ré mi fá# sol e ré maior – ré mi fá# sol lá si dó# ré). Apenas com a finalidade de observação a escala de lá maior já não possui este intervalo, lá si dó# ré mi fá# sol# lá, dada alteração na nota sol.

O meio tom pode ser cromático, quando ocorre entre uma mesma nota, com distância de um semitom quanto a altura. e sustenido, por exemplo, é um exemplo de cromático. E não está presente em qualquer escala diatônica.

Conseguimos compreender?

Recapitulando: Meio tom é o termo para a menor distância pautada da música ocidental. E pode ser classificado como natural, diatônico e cromático no sistema temperado.

Gostou? Compartilhe!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleO que se estuda em cursos de produção musical?
Next articleO que é Música Boa?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/