O que é realimentação em instrumentos eletroacústicos e microfones?

realimentação

O que é realimentação em instrumentos eletroacústicos e microfones?

É um fenômeno também chamado de microfonia, quando para microfone, ou feedback para instrumentos eletroacústicos. A realimentação é um fenômeno que ocorre quando o microfone ou o captador captam seu próprio som emitido só que provindo de uma caixa acústica.

Realimentação é sinônimo de feedback, que é um termo associado a microfonia quando decorrente dos microfones.

Em todos os casos o fenômeno gera alguns silvos agudos ou picos de frequência normalmente associados a característica do próprio equipamento.

Existem opções de instrumento exclusivamente elétricos que não possuem realimentação. As guitarras de corpo sólido ou os violões sem caixa acústica como os modelos silent da Yamaha que ainda possui violinos nesta série.

Instrumentos eletroacústicos podem utilizar de um adaptador chamado anti-feedback, que ao inserir na boca do instrumento reduz drasticamente a possibilidade do fenômeno.

Para modelos de instrumento um pouco diferentes dos padrões de anti-feedback já vi resultados relativos com a colocação de na boca do instrumento, evitando a entrada do som provindo dos amplificadores e caixas acústicas, e até mesmo de fita adesiva.

O ideal mesmo é ter um instrumento condizente com sua realidade. Não dá para imaginar um instrumento de qualidade sem os acessórios necessários. Como profissionais da música também, precisamos ter instrumentos para diferentes situações.

Eu como violonista possuo instrumentos acústicos, eletroacústicos e exclusivamente elétricos.

Pense nisso!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleO que é setup para músicos?
Next articleInstrumentos de corda?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.