O que é pulso constante?
É um elemento primordial para a escrita rítmica. Extraído de determinado ritmo, percebido ao estabelecido por movimento.
Através do pulso constante a escrita se estabiliza por figuras de proporcionalidade binária. Uma figura, por exemplo, que se divide em duas partes iguais, que ao mesmo tempo que é o dobro de alguém é também metade. Contribuindo diretamente para a consolidação da escrita musical, e por si da leitura.
Para cada figura que representa som, a uma idêntica que lhe é proporcional que representa silêncio.
Quando?
O pulso constante a partir do século XIX com a invenção do metrônomo passou a se relacionar com o período de um minuto. Por exemplo: 75 BPM, em tradução livre, setenta e cinco pulsos por minuto. Pulsos substituindo o termo proveniente do inglês beat.
Desde a renascença foi comum empregar a relação de pulsação com terminologias do italiano que designam até os dias de hoje perímetros de BPM. Os termos andante, alegro, presto, prestíssimo, são os mais utilizados.
Na música popular!
A música popular por vincular-se diretamente com fenômenos folclóricos que previam dança, se estabelece com pulso constante, o que pode ser considerado uma característica desse fazer musical.
A música erudita, principalmente aquela realizada a partir do século XIX, possui diversas variações de andamento justificando por exemplo a presença e importância da figura do maestro, que reúne musicistas através da pulsação, e que desenvolve para tal interpretação.
Gostou do artigo? Está esclarecida a questão?
Compartilhe!
#VemProSouzaLima