O que é pulso constante?

O que é pulso constante?

É um elemento primordial para a escrita rítmica. Extraído de determinado ritmo, percebido ao estabelecido por movimento.

Através do pulso constante a escrita se estabiliza por figuras de proporcionalidade binária. Uma figura, por exemplo, que se divide em duas partes iguais, que ao mesmo tempo que é o dobro de alguém é também metade. Contribuindo diretamente para a consolidação da escrita musical, e por si da leitura.

Para cada figura que representa som, a uma idêntica que lhe é proporcional que representa silêncio.

Quando?

O pulso constante a partir do século XIX com a invenção do metrônomo passou a se relacionar com o período de um minuto. Por exemplo: 75 BPM, em tradução livre, setenta e cinco pulsos por minuto. Pulsos substituindo o termo proveniente do inglês beat.

Desde a renascença foi comum empregar a relação de pulsação com terminologias do italiano que designam até os dias de hoje perímetros de BPM. Os termos andante, alegro, presto, prestíssimo, são os mais utilizados.

Na música popular!

A música popular por vincular-se diretamente com fenômenos folclóricos que previam dança, se estabelece com pulso constante, o que pode ser considerado uma característica desse fazer musical.

A música erudita, principalmente aquela realizada a partir do século XIX, possui diversas variações de andamento justificando por exemplo a presença e importância da figura do maestro, que reúne musicistas através da pulsação, e que desenvolve para tal interpretação.

Gostou do artigo? Está esclarecida a questão?

Compartilhe!

#VemProSouzaLima

 

SHARE
Previous articleComo identificar em pauta os modos da escala maior?
Next articleQuero ser Musicista Entrevista: Tatiana Parra
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.