O que é pentagrama em música?

O que é pentagrama em música?

Pentagrama ou pauta musical é o sistema base para a consolidação da escrita das alturas quando composta com claves e figuras de valor positivo, que representam sons através da cabeça de uma figura.

Figuras como as semibreves, mínimas, semínimas, colcheias, semicolcheias, fusas e semifusas possuem versões para representar som e para representar silêncio, notas e pausas.

A pauta musical ou pentagrama é um conjunto de cinco linhas paralelas e equidistantes, dispostas na horizontal formando quatro espaços para que seja possível realizar a grafia das alturas.

As alturas podem ser grafadas nas linhas e nos espaços.

O equilíbrio entre a escrita das alturas e das durações compõem melodias, e a precisão faz com que identifiquemos claramente a proposição de uma obra musical.

O pentagrama é uma herança medieval, e foi consolidado ainda no século XI evoluindo da escrita do tetragrama presente na escrita do canto gregoriano.

A partir do século XVII, por volta de 1620, que a totalidade dos instrumentos e vozes nos principais centros musicais europeus aderiram a escrita com cinco linhas.

As linhas do pentagrama são contadas de baixo para cima, grafando então do grave para o agudo.

O pentagrama é expansível através de linhas e espaços suplementares ou complementares. Ampliando a tessitura tanto para o agudo quanto para o grave.

A escrita pentagrafada é a mais precisa na representação de melodias, acordes, melodias com acordes, múltiplas melodias. Não há nada quanto a harmonia e melodia que não se adeque a escrita aplicada a pauta musical.

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleDe onde veio as letras das cifras das músicas?
Next articleO que é leitura relativa em partitura?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.