O que é Música de Câmara?

joão marcondes

Respondendo a um leitor: O que é música câmara?

A música erudita possui diversos agrupamentos – do canto coral à orquestra sinfônica. A música de câmara para uma definição rápida e contemporânea é uma reunião instrumental para um pequeno agrupamento, que realiza música escrita. E que possui diversas possibilidades de formação, desde que limitada a no máximo dez instrumentistas.

Os agrupamentos de música câmara mais conhecidos são o quarteto de cordas, o quinteto de cordas, o trio com piano e o quinteto de sopros.

Em referência a um fazer musical do final do período medieval para o período renascentista, onde encontros musicais eram reservados, o termo câmara vem designando um fazer musical desenvolvido em um pequeno ambiente, que assim só poderia abrigar um agrupamento de numeração reduzida.

Vale ressaltar que concertos solo, de um piano, ou violão, voz, são do repertório de concerto instrumental, não compõe música de câmara. O número mínimo para realizar música de câmara é dois musicistas.

Muitos compositores dedicaram obras a pequenos agrupamentos. A música de câmara valoriza agrupamentos diferentes, o que a torna motriz para o desenvolvimento de uma obra composicional repleta e diversificada.

Fazer música de câmara é como presenciar uma nova combinação, os parâmetros são totalmente abertos, e não se prevê tecnicidade excessiva e exacerbada em suas composições, já que se espera novidade quanto ao conjunto. Em sonoridade.

Observação pessoal

Particularmente aprecio os pequenos agrupamentos, por compreender que faz parte de um aprendizado composicional repleto. E que dentro de uma orquestra, uma orquestração permite usufruir do conceito de câmara para atingir estéticas muito contrastantes.

Tenho lançados quatro álbuns com Orquestra Camerística de Butiquim. Como o próprio nome diz é um grupo camerístico que toca obras de minha autoria. Na expressividade de uma câmara, mas realizada apenas por músicos populares. É possível conhecer essas obras no Streaming, Spotify, iTunes ou Deezer. Sugiro ouvir primeiramente “O indelével prenúncio das águas”.

SHARE
Previous articleO que é Ritmo? – Infográfico
Next articleO que é afinação para um instrumento musical?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/