O que é homofonia em música?

Homofonia

O que é homofonia em música?

Homofonia ocorre quando se apresenta melodia em uníssono rítmico dispondo estruturas que constituem bloco sonoro ressoando ou destacando as vozes dos extremos – principalmente a mais aguda. A voz mais grave será percebida como baixo, também partícipe da terceira camada.

E que para tal a homofonia a partir de prática musical consolidou-se em terceira camada, de acompanhamento. Onde uma melodia é acompanhada em gesto musical por um bloco de acordes, que pode ou não ter preocupação de condução de vozes, limitando-se em ciclos de estrutura constante.

A música popular dos dias de hoje é de textura homofônica, desde João Gilberto e Tom Jobim à Nando Reis e Jorge e Mateus.

Logicamente uma obra escrita ou fonográfica pode possuir momentos polifônicos, momentos monofônicos, e consolidar-se a seguir em uma textura homofônica. Trata-se então de uma prática musical muitíssimo consolidada nos dias de hoje.

A prática homofônica é consolidada em estruturas, progressões, movimentos harmônicos, e que acompanham uma melodia oriunda, assim como os acordes, de determinada escala, conjunto ou estrutura melódica.

A homofonia embora tenha se consolidado definitivamente no classicismo foi embrionada desde o período renascentista. E até mesmo, a prática homofônica foi considerada erro na prática contrapontística, por si, polifônica.

Ajudou?

Estamos aqui para isso!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleO que é monofonia em música?
Next articleExiste técnica para decorar música?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.