O que é fórmula de compasso?

Para notação musical, compasso é uma forma de dividir quantitativamente o pulso constante, de maneira a organiza-lo, ordenando-o em pequenos grupos a partir de uma fórmula. Fórmula ou signo de compasso então é a organização simbólica do pulso constante.

O que é quantificador?

O número superior determina a métrica e é chamado de quantificador. De quantos em quantos tempos o pulso constante será estabilizado para a consolidação da grafia?

Se de dois em dois tempos, compasso binário.

Se de três em três tempos, compasso ternário.

Se de quatro em quatro tempos, compasso quaternário.

Já leu “O que é Ostinato?”, um texto para consolidar a questão métrica.

E o qualificador?

O número inferior representa a figura de um pulso, unidade de tempo, para que haja a relação combinatória que compõe a grafia de um compasso; este é o qualificador.

Observe que o qualificador será um número entre: 1 – 2 – 4 – 8 – 16 – 32 – 64. Os mais comuns são o 4 – 2 – e o 8. Jamais haverá um número ímpar como qualificador.

A figura 1 é a semibreve. Embora raros por haver um compasso dois por um, por exemplo, dois tempos, e cada tempo representado por uma semibreve.

A figura 2 é a mínima. Comum na escrita do samba e da bossa-nova, por exemplo, dois tempos, e cada tempo representado por uma mínima. Como se relacionam as proporções, se a mínima vale um, a semibreve vale o dobro, e a semínima vale metade.

A figura 4 é a semínima. Valor mais comum para a escrita da música popular, por exemplo, quatro por quatro, quatro tempos representado cada um por uma semínima. Se a semínima vale um, a mínima vale o dobro, a semibreve vale o quadruplo. A colcheia valerá metade de um tempo. Dois por quatro, tem métrica binária, com cada tempo representado pela semínima. Com a mínima valendo o dobro, dois tempos. A semibreve, por exemplo, aqui, na métrica binária dois por quatro, não se aplica.

A figura 8 é a colcheia. É comum utilizar para a métrica ternária, três por oito, binária, dois por oito. E a colcheia como qualificador é a unidade de tempo.

A figura 16 é a semicolcheia.

A figura 32 é a fusa.

A figura 64 é a semifusa.

As figuras apresentam relação matemática binária.

Conhece as publicações “Como escrever uma partitura quanto a duração”? São duas partes que elucidam ainda mais a questão, para que consolide a informação.

Lembre que o signo ou fórmula de compasso sucede a clave de alturas na grafia musical. Procure algumas partituras! Já sabe o que é partitura?

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleO que é tessitura?
Next articleO Brasil deveria ter política pública para música?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/