O que é fonograma?

O que é fonograma?

O fonograma é o que reconhecemos de um registro de áudio apresentado ao longo da história em Cilindro, Disco 78 RPM compacto simples e duplo, 33 e 45 rotações, LP, Fita-k7, clipe, CD, mp3, e streaming.

Do fonógrafo

O fonograma era o objeto cilíndrico que compunha o invento de 1877 de Tomas Edson, que a seguir tornou-se removível, criando-se o objeto resultado de uma gravação, e o mecanismo reprodutor.

Os mecanismos de registrar e reproduzir sons, cujo mercado fonográfico usufrui continuam em um processo acelerado de evolução. São muitos os sistemas de registro e apresentação do fonograma criados do final do século XIX aos dias de hoje.

Reprodutores e registradores

Os aparelhos reprodutores que compuseram a história da humanidade leitores de fonogramas são: fonógrafos, gramofones, grafanolas, rádio, vitrolas toca discos, toca fitas, CDs e hoje mp3 e streaming. Os registradores são: fonógrafo, gramofone, rolo, fita ADAT, fita DAT, fita k-7 e para os dias de hoje o meio digital.

Perceba que antes os reprodutores e registradores eram os mesmos? Por volta da década de 1950 a humanidade e seus inventos iniciaram a separação, que consolidou especificidades.

Quanto a imagem

O fonograma foi revestido década a década com embalagens atrativas, coloridas e diferenciadas. A cada período a embalagem, do produto fonográfico, encontrou formas únicas e de importância comercial cada vez maior. Sem perder a individualidade, o fonograma compôs discos duplos, álbuns, coletâneas.

Comércio

O fonograma está incorporado a história da humanidade. Mesmo com pouco mais de cem anos, o fonograma participa com certo protagonismo do comércio mundial, e para história em diferentes formatos como cilindro, disco LP e CD, fita-k7, e mp3.

Hoje o fonograma também é apresentado e consumido em streaming, um meio de assinatura digital por empréstimo, onde se aprecia facilmente toda diversidade da cultura mundial.

Clipe

O fonograma também compôs como arte combinada os clipes, onde a imagem ilustra ou sublinha o que está proposto no registro do áudio. Conceito surgido na década de 1970, que atingiu primeiro ápice com MTV, e hoje se estabelece em streamings de vídeo como youtube.

Sabemos agora o que é fonograma?

Se bastou tudo bem! Caso não, meu trabalho de mestrado promove uma avaliação sobre a evolução do fonograma no Brasil.

Aproveite: o conhecimento é um caminho sem volta!

SHARE
Previous articleDica #11 – Portfólio
Next articleDica #12 – Planejamento
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.