O que é fonograma?

O fonograma é o nome que se dá para um registro de áudio apresentado ao longo da história em Cilindro, Disco 78 RPM compacto simples e duplo, 33 e 1/2 rotações, e 45 rotações, LP, Fita-k7, clipe, CD, mp3, e atualmente, em streaming.

Do fonógrafo

Primeiramente o fonograma era o nome do objeto cilíndrico que compunha o invento  de 1877 de Tomas Edson, que a seguir tornou-se removível. Ao separar gravador/reprodutor e objeto dotado de música, nomeou-se fonógrafo e fonograma, respectivamente.

Os mecanismos de registrar e reproduzir sons que o mercado fonográfico usufrui continuam em um processo acelerado de evolução. São muitos os sistemas de registro e apresentação do fonograma criados do final do século XIX aos dias de hoje.

Reprodutores e registradores

Os aparelhos reprodutores que compuseram a história da humanidade, leitores de fonogramas, são: fonógrafos, gramofones, grafanolas, rádio, vitrolas toca discos, toca fitas, CDs e hoje mp3 e streaming. Os registradores são: fonógrafo, gramofone, rolo, fita ADAT, fita DAT, fita k-7 e para os dias de hoje interface de áudio – de intermédio digital.

Percebeu que no fonógrafo, primeiro equipamento a registar sons, os reprodutores e registradores eram o mesmo equipamento?

Por volta da década de 1950 a humanidade e seus inventos iniciaram a separação, que consolidou especificidades. O gravador de rolo para o LP! Por exemplo!

Quanto a imagem

O fonograma foi revestido década a década com embalagens atrativas, coloridas e diferenciadas. A cada período a embalagem, do produto fonográfico, encontrou formas únicas e de importância comercial cada vez maior. Sem perder a individualidade, o fonograma compôs discos duplos, álbuns, coletâneas.

Hoje o fonograma também é apresentado e consumido em streaming, um meio de assinatura digital por empréstimo, onde se aprecia facilmente toda diversidade da cultura mundial.

Comércio

O fonograma está incorporado a história da humanidade. Mesmo com pouco mais de cem anos, o fonograma participa com certo protagonismo do comércio mundial! Movimentando milhões! Ou até bilhões!

Clipe

O fonograma também compôs como arte combinada os clipes, onde a imagem ilustra ou sublinha o que está proposto no registro do áudio. Conceito surgido na década de 1970, que atingiu primeiro ápice com MTV, e hoje se estabelece em streamings de vídeo como youtube.

Sabemos agora o que é fonograma?

Aproveite: o conhecimento é um caminho sem volta!

Opinião pessoal

O mercado fonográfico segue como sendo um dos mais rentáveis do mundo. Bilhões movidos todo ano entre as ações de entretenimento, marketing e mídia associada.

Atuar com música de fato é bem mais que tocar um instrumento, e as ações possíveis para um estudante no mercado fonográfico são muito interessantes. O que assusta de fato é a inoperância das faculdades e universidades em considerar o mercado fonográfico, e para tal preparar os futuros músicos para atuarem em mercado tão proveitoso.

Não há bandeira que valha esse desprezo que educadores de faculdades de música tem pelo meio mais rentável de se atuar na área. Algo que empobrece a experiência do alunado, e o prepara muitas vezes para um mercado inexistente.

O Souza Lima como instituição aceitou a proposição feita por mim, João Marcondes, em criar um curso que observe ainda mais o mundo ao nosso redor. Nesse ano, 2020, começamos o programa TÉCNICO EM PROCESSOS FONOGRÁFICOS – ÊNFASE EM PRODUÇÃO MUSICAL, com duração de dois anos.

O programa é regulamentado pela secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e foi criado integralmente para atender as diferentes faces e agentes da música no Brasil, um programa realmente inovador. Saiba mais, e inscreva-se para o processo seletivo 2021.

Saiba mais!

De todo modo estou a disposição no e-mail joao.marcondes@souzalima.com.br

 

#VemProSouzaLima

Publicado em 20 de março de 2018, ampliado e revisado em 30 de janeiro de 2020.

SHARE
Previous articleO que é portfólio para um músico?
Next articleComo planejar minha carreira como músico?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/