O que é Conservatório Musical?

Conservatório Musical é uma instituição de ensino dedicada a prática dos instrumentos musicais, do canto, e dos conhecimentos que cerceiam a arte de organizar os sons – como teoria, estruturação musical, rítmica, solfejo, percepção, harmonia, análise e história da música.

O primeiro Conservatório Musical foi fundado no século XVI, na Itália, na cidade de Napoli. E no Brasil remete ao início do século XIX, seguidamente a vinda da corte portuguesa ao Brasil.

Entende-se ensino da música em um conservatório como as práticas da formação de instrumentistas, a priori, e a posteriori de novos educadores, compositores, e copistas.

Cronologia

Em um Conservatório prevê-se um ensino cronológico das práticas musicais, equidistante do desenvolvimento técnico e estético. No Conservatório se introduzia novos repertórios ao estudante respeitando essa cronologia, tanto na prática de seu instrumento quanto como ouvinte. Um repertório previsto, e que independe do planejamento do futuro musicista. Seguíamos a tábua do repertório, e só…

Dias de hoje

Nos dias de hoje os Conservatórios foram diluídos em uma nova ótica. Essa visão contemporânea permite um curso que interage com o estudante, levando-se em conta sua ampla formação estética, oriunda do conhecimento adquirido nas centenas e centenas de horas de apreciação desregrada.

A ideia contemporânea de Conservatório Musical respeita essa pré-formação, ou seja, o aluno também é propulsor da escolha de seu repertório. Embora esteja sujeito a diretrizes técnicas, progressivas, e pré-estabelecidas.

Provavelmente em 1990, tivemos a última geração que se formou nos Conservatórios com visão tradicional, na cidade de São Paulo. Não que não haja ainda esse tipo de educação pelo Brasil, porque no mundo há sem sombra de dúvidas, principalmente na Europa. São cursos de longa duração, sete anos para o violão, nove para o piano, e que concedem formação certificada.

Formato – Curso técnico e Faculdade

O Brasil possui cursos técnicos em detrimento ao Conservatório Tradicional. Ainda aqui se cursa Faculdade de Música, também em detrimento a forma original.

A formação no Brasil hoje, em São Paulo, possui um eixo de cursos de música em formato livre (de preferência os bem estruturados), que caminha para o curso técnico, para depois graduação – licenciatura ou bacharelado.

É uma questão de mudança, de abrangência, de novos formatos, de novas nomenclaturas.

Espero que tenha ajudado! 

SHARE
Previous articleO que é uma Roda de Samba?
Next articleO que é Regional de Choro?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/