O que é compasso simples?

compasso simples

O que é compasso simples?

Vamos tratar nas próximas semanas dos coeficientes de escrita das durações. Esse é nosso primeiro assunto!

Compasso simples é um termo da teoria musical que designa e agrupa as fórmulas de compasso, ou signos de compasso, cuja unidade tempo é representada por um valor simples.

Observe o quadro de valores abaixo e as proporções matemáticas existentes.

A figura de maior valor é a semibreve (1), a figura de segundo maior valor é a mínima (2), terceira figura em proporção é a semínima (4), a quarta figura é a colcheia (8), a quinta figura é a semicolcheia (16), a sexta figura de valor é a fusa (32) e a sétima figura de valor é a semifusa (64).

Percebeu os números que inseri ao lado das figuras do texto acima? Então, ao mesmo tempo que representam uma proporção quantitativa com a semibreve, também são os números que representam o qualificador de uma fórmula de compasso.

– O compasso dois por quatro, indica a figura 4, a semínima como parâmetro de escrita, está ali a unidade de tempo.

  • O compasso quatro por quatro, então representa proporções alinhadas com quatro vezes a figura quatro, a semínima.

Se a semínima vale um tempo no compasso quatro por quatro, a mínima vale dois tempos e a semibreve ocupa a totalidade do compasso com quatro tempos.

  • O compasso dois por oito representa proporções alinhadas a figura oito, a colcheia. Se a colcheia ocupa o espaço de um tempo, a semínima ocupa a totalidade desse compasso.

Observe algumas composições de fórmula de compassos comparando ao quadro de valores:

Compasso dois por dois, com composição apenas de unidade de tempo:

Compasso dois por oito, com composição apenas de unidade de tempo:

Exemplo de relação de subdivisão em unidade de tempo a colcheia, observe as proporções incluindo sílabas de solfejo:

Exemplo de relação de subdivisão em unidade de tempo a mínima, observe as proporções, incluindo sílabas de solfejo:

Melhorou?

Uma única figura representando a unidade de tempo caracteriza um compasso simples. Diferentemente de um compasso composto, cuja fórmula de abreviação constitui uma figura acompanhada de um ponto de aumento, em si um valor composto, representando um tempo.

Vou criar aqui uma série para esclarecer essas questões de duração, antevendo o EBOOK da Duração. Já oferecemos no BLOG um infográfico de mesmo tema para contribuir com seu desenvolvimento. E outras publicações como a série Como escrever uma partitura!

Tendo a ampliar essa publicação!

#VemProSouzaLima

#FiqueEmCasa

SHARE
Previous articleO que é quiáltera?
Next articleO que é compasso composto?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/