O que é CLAEM?

Sigla CLAEM é um congresso anual que reúne instituições de nações latino-americanas – entre  ensino musical livre, técnico e universitário. Congresso Latino Americano de Escolas de Música!

O Congresso começou em 2009. É realizado nos países de forma intercalada, mas sempre regressando ao Brasil depois de duas visitas externas.

Em 2018, realizamos em Abril o CLAEM na nova sede do Souza Lima.

Em 2019, a edição X será realizada em Barranquila, Colômbia. Universidade do Norte.

A edição XI do congresso, em 2020, será na República Dominicana, UNPHU.

Para então em 2021, regressar ao Souza Lima!

Ao longo dos 4 dias do Congresso, realizamos palestras sobre assuntos diversos da música latino americana; e também questões como improvisação, composição, práticas educativas.

Como são ordenadas as atividades?

As palestras ficam no período da manhã, com adesão de alunos, professores e diretores.

A tarde enquanto os alunos que visitam o Congresso formam atividades coletivas de aprendizado, práticas de banda ministradas por educadores do coletivo de países, os diretores se reúnem em simpósios para desenvolvimento de projetos, colóquios sobre mercado, e constituição de parcerias.

As bandas dos alunos se apresentam no encerramento do evento.

O CLAEM homenageia todo ano um músico local, pelas benfeitorias como educador e músico de destaque. Em 2018 o homenageado foi Sizão Machado, baixista referencial que atuou com nomes como Djavan, Elis Regina e Chico Buarque. Como artista possui obras individuais no campo improvisação, inclusive um álbum em homenagem a Moacir Santos, simplesmente magnífico.

 

Sem dúvidas é uma experiência muito enriquecedora.

Como educador, ativamente participei de 4 edições do CLAEM, e contribuí em 2018 com a organização do evento, como membro local. E produzi o vídeo abaixo entrevistando alguns alunos que participaram do evento 2018. Conheça um pouco mais:

 

O benefício para as escolas participantes é imenso, troca mútua! o CLAEM é um projeto que vai de encontro as matrizes educacionais que procuramos desenvolver no Souza Lima!

#VemProSouzaLima

 

SHARE
Previous articleUma breve história das vozes femininas no Brasil
Next articleCaracterísticas do compositor
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.