O que é Big-Band?

Big-Band é um agrupamento norte-americano que popularizou-se pelo mundo como uma banda numerosa de reunião ampla de musicistas solistas. Sendo um agrupamento que reúne instrumentos diversos da organologia: bateria, contrabaixo acústico, guitarra, piano, saxofones, trompetes, e trombones.

O agrupamento norte-americano é composto pela família dos metais (trompete e trombone), das madeiras (saxofones), das cordas (piano da família das cordas percutidas, guitarra de cordas pinçadas, contrabaixo de cordas friccionadas embora na big-band o pinçar seja o padrão de execução) e a bateria (que reúne os elementos percussivos membranofones nos tambores e idiofones nos pratos).

A Big-Band definiu a figura do arranjador em sua consolidação. Responsável por adaptar temas populares na história  do agrupamento.

Para a consolidação do arranjo trata-se a instrumentação em quatro blocos sonoros.

O primeiro bloco sonoro a chamada “cozinha” que reúne guitarra, bateria, baixo e piano, responsável pela camada de acompanhamento rítmico. Também conhecida por seção rítmica. Essa camada de instrumentação também compõe frases melódicas em uníssono com instrumentos correspondentes em tessitura. Por exemplo: saxofone barítono ou trombone em uníssono com o contrabaixo; saxofone tenor com guitarra, por exemplo.

Um Naipe normalmente consolida determinada camada, que dialoga e converge entre si, em contraposição ou em continuação e totalidade. A big-band possui três naipes de instrumentos aerofônicos, de duas famílias (madeiras e metais).

Naipe dos trombones com três trombonistas tenor, e um trombone baixo – capaz de atingir notas mais graves. Dos trompetes, com quatro trompetistas, sendo que o primeiro trompete será o responsável por emitir as notas mais agudas do corpo da big-band.

Enquanto os saxofones, com cinco saxofonistas, interessante que nesse naipe é possível consolidar variações de instrumento, por exemplo, é comum um saxofonista alternar entre o saxofone e a flauta transversal ou até um clarinete.

Vale conhecer mais sobre a Big-Band, esse agrupamento fantástico presente na música brasileira, nesse infográfico que preparamos especialmente para você em nosso blog.

O conhecimento é um caminho sem volta! Aproveite!

Aprecie a banda Mantiqueira, Big-Band brasileira, liderada pelo saxofonista e clarinetista Proveta, também um grande arranjador.

#VemProSouzaLima que aqui oferecemos um programa para formação de arranjadores. Trata-se do curso Arranjos para Agrupamentos Médios! Saiba mais!

Publicado em 14 de fevereiro de 2018, ampliado e revisado em 27 de janeiro de 2020.

 

SHARE
Previous articleComo escrever uma partitura quanto a duração? Parte 2
Next articleQuero ser Músico! Copista? Arquivista?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.