O que é Baixo Fretless?

O que é Baixo Fretless?

Um instrumento de cordas pinçadas para organologia – ciência que estuda os instrumentos musicais. De tessitura idêntica ao seu irmão siamês contrabaixo elétrico, o baixo fretless ou contrabaixo fretless diverge apenas quanto ao temperamento.

É então um instrumento criado na década de 1970 como variação do contrabaixo elétrico – que possui trastejamento.

Se retira os trastes do instrumento original, o que faz com que se perca a referência de precisão estipulada pelos ferros transversais de afinação. Passa então para um instrumento não temperado como irmão mais velho contrabaixo acústico.

Depende do instrumentista alcançar afinação de maneira perceptiva, posicionando corretamente o dedo sobre o espaço onde se emite a altura.

Se considera outro instrumento porque o modelo fretless discorre de outras habilidades, timbres e fraseados característicos. Assim, efeitos que lhe são próprios. A ação de retirar o traste altera a configuração do instrumento. É necessário realizar algumas regulagens específicas.

Há modelos industrializados de contrabaixo fretless desde a década de 1980.

Pode ocorrer em modelos de até seis cordas, embora seja mais comum em modelos de quatro cordas.

No Brasil, o saudoso músico instrumentista do contrabaixo Arthur Maia, usufruía em sua execução constantemente do modelo fretless. E sua sonoridade é bastante peculiar. Aprecie a seguir na publicação.

Gosta do instrumento? Valerá algumas centenas de horas de prática para domina-lo!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleEstudar com Música – O aprendizado acompanhado da música
Next articleQuais os principais problemas que podem ocorrer em um baixo fretless?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.