O que é Baixo Cifrado?

Baixo cifrado é um processo de representação harmônica de instrumentos contínuos como o órgão e o cravo, típica do período Renascentista, da música de caráter vocal. A escrita do baixo cifrado representa síntese. Uma abreviação dos movimentos melódicos, das vozes que se encontram de maneira a constituir harmonia.

O instrumento contínuo então realizava abreviação das vozes de maneira a contribuir com a afinação, com a sustentação do agrupamento vocal, pautado sob o conjunto ou o sistema de uma partitura.

O Baixo cifrado é composto por algarismos romanos e numerais que determinam a disposição das notas. Posição fundamental, primeira e segunda inversão para tríades. Posição Fundamental, primeira, segunda e terceira inversão para tétrades.

A síntese que representa o baixo cifrado atualmente é amplamente utilizada com objetivos da análise musical. De caráter instrumental e vocal. Faz parte, por exemplo, dos processos de avaliação de universidades públicas.

Se o acorde, em modo maior, está em posição fundamental, bastará pauta-lo com o algarismo romano que representa o conjunto.

Estamos em fá maior.

Os acordes serão gerados a partir dos sete sons da escala. Fá, sol, lá, si bemol, dó, ré e mi, são fundamentais de acorde.

Dada a sobreposição de terças, se duas terças sobrepostas formar-se-ão tríades. Se três terças sobrepostas formar-se-ão tétrades.

Tríades

O acorde composto em posição fundamental para cada um desses graus serão representados I, II, III, IV, V, VI, VII.

O acorde composto em primeira inversão em cada um desses graus será representado: I6, II6, III6, IV6, V6, VI6, VII6. Algarismo romano que representa o grau, mais o número seis.

O acorde composto em segunda inversão em cada um desses graus será representado: I64, II64, III64, IV64, V64, VI64, VII64. Algarismo romano que representa o grau, mais o número seis e quatro.

Tétrades

O acorde composto em posição fundamental, tétrade, em cada um desses graus serão representados I7, II7, III7, IV7, V7, VI7, VII7.

O acorde composto em primeira inversão, tétrade com baixo na terça, em cada um desses graus será representado: I65, II65, III65, IV65, V65, VI65, VII65. Algarismo romano que representa o grau, mais o número seis e cinco.

O acorde composto em segunda inversão, tétrade com baixo na quinta, em cada um desses graus será representado: I43, II43, III43, IV43, V43, VI43, VII43. Algarismo romano que representa o grau, mais o número quatro e três.

O acorde composto em segunda inversão, tétrade com baixo na sétima, em cada um desses graus será representado: I2, II2, III2, IV2, V2, VI2, VII2. Algarismo romano que representa o grau, mais o número dois.

Curiosidades:

O Baixo cifrado não qualifica diretamente o acorde. Cabe a quem analisa avaliar a composição dos conjuntos.

Mesmo para análise o baixo cifrado deve ser pautado abaixo da última pauta do sistema.

O baixo cifrado não prevê disposição total das notas, apenas o conjunto, e se posição fundamental, ou inversões.

Há peculiaridades ao modo menor, mas fica como assunto para outra publicação.

Bom! Vamos em frente! Trata-se aqui de mais uma maneira de se representar conjuntos de notas!

SHARE
Previous articleO que é armadura de clave?
Next articleO que aconteceu com o ROCK no Brasil? Parte 3
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.