O que é andamento em música?

O que é andamento em música?

Andamento é o termo que designa velocidade, sob o pulso constante que é o elemento primordial para a consolidação da escrita musical no plano das durações.

É determinado textualmente ou simbolicamente em partitura, ou na orientação de um educador musical, compositor ou arranjador.

Quando?

No período renascentista surgiram os primeiros termos de andamento. Largo, Largheto, Adagio, Moderato, Andante, Allegreto, Allegro, Vivace, Presto e Prestíssimo; de um andamento mais alargado para o de maior aceleração.

Os termos de andamento são interpretativos e designam períodos de pulsação como por exemplo o andamento Allegro está entre 120 e 139 BPM.

A precisão metronômica foi objetivada por L. V. Beethoven no século XIX.

Cansado de apreciar suas obras em medidas de pulsação incondizentes ao que havia planejado, solicitou a um relojoeiro que desenvolvesse um equipamento que lhe propiciasse precisão.

Beethoven foi atendido, Dietrich Nikolaus Winkel, um relojoeiro de Amsterdã, em 1812 desenvolveu o aparelho que conhecemos como metrônomo.

Os termos de andamento provenientes do italiano, mesmo com a consolidação do metrônomo, continuaram compostos em partitura identificando o estado interpretativo de uma obra.

Um metrônomo a 120 BPM (batidas ou beats por minuto), Allegro, representa cento e vinte pulsos contínuos sobre um minuto. A música POP norte-americana, fonográfica, aderiu e propôs a utilização do metrônomo como norma de gravação.

No Brasil e em outras partes do mundo, como representação do movimento modernista, procurou-se desenvolver termos de andamento identificáveis em cada nação. Algo que embora até tenha sido registrado em partituras no Brasil a partir da década de 1930, não se consolidou em informação final, que perdura sob todo fazer musical.

Questão

O metrônomo é um objeto fundamental para o estudo da música. Habitua-se a prática musical utilizando o aparelho, precisão rítmica faz parte do fazer musical de qualquer musicista. Se você ainda não tem um metrônomo, compre um, ou baixe um aplicativo.

SHARE
Previous articleQuero Ser Musicista Entrevista: Debora Gurgel
Next articleQuem é multi-instrumentista? Ou o que é?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/