O que é afinação para um instrumento musical?

joão marcondes

Questão de um leitor: O que é afinação para um instrumento musical?

Interessante levar em conta que afinação é algo obrigatório, mas que conserva peculiaridades interpretativas ou pontos relevantes que a tornam secundária.

Escrevi um texto sobre isso aqui em nosso blog chamado: Afinação é tão importante assim? Já leu?

Afinar é determinar a composição dos sons através de uma referência primordial.

Vale ressaltar que cada instrumento musical, de cordas pinçadas, adquiriu uma composição de afinação, que lhe é histórica e ao mesmo tempo fisiológica.

Afinação como paradigma da música ocidental.

Afinamos um instrumento em lá 440hertz, as demais alturas seguirão essa proporção criando um determinado campo de frequências. Agindo de acordo com esse campo estamos tocando afinados.

A música popular instituiu a afinação fonográfica em lá 440hertz.

A música erudita alterna seu campo de frequências perante a definição da nota lá. Podendo assim ocorrer a consolidação em lá em 438 hertz, ou em 440 hertz ou ainda em 442 hertz. Evidentemente que um ouvido destreinado não sente essa variação.

Poderíamos nos estender ao discurso até a Grécia, falar de Pitágoras e suas descobertas quanto ao som fundamental em um corpo elástico, e as percepções que levaram a afirmações que atravessaram a história, mas fica para outra publicação.

Para compreender um pouco mais sobre a questão das frequências, acesse o infográfico abaixo:

As Características do Som e a Relação das Oitavas

SHARE
Previous articleO que é Música de Câmara?
Next articleComo identificar uma tonalidade?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.