O que cai no vestibular da Faculdade Souza Lima?

vestibular

O que cai no vestibular da Faculdade Souza Lima?

Uma questão que vem sendo pesquisada por nossos leitores constantemente aqui em nosso BLOG é o Conteúdo cobrado pelo Vestibular Souza Lima.

Não havia uma postagem sobre o tema, o blog segue mais completo a cada dia. Vamos aos protocolos e conteúdos cobrados para acesso ao programa. O que é preciso saber então?

Harmonia

  1. Reconhecimento de tríades e tétrades pautadas, em posição fundamental e inversões.
  2. Enarmonia
  3. Reconhecimento pautado de modos eclesiásticos da escala maior.
  4. Conhecimento de Campo Harmônico Maior
  5. Análise de Graus com identificação de função – tônica, subdominante e dominante.
  6. Conhecimento prévio de extensões por grau estabelecido em campo harmônico maior.

Percepção Melódica

  1. Reconhecimento dos modos eclesiásticos (incluindo escala maior e menor primitiva).
  2. Perceber e diferenciar escalas menor harmônica e menor melódica.
  3. Reconhecer tríades – maior, menor, aumentada ou diminuta.
  4. Percepção de intervalos até 9ª.
  5. Capacidade de identificar uma melodia correta comparando até cinco linhas melódicas.
  6. Diferenciar e identificar a rítmica correta comparando até cinco linhas rítmicas.

Instrumento

Apresentar uma peça de livre escolha, dentre a ideia de tema e improvisação, com boa interpretação, de preferência tocando com outros músicos, demonstrando também acompanhamento.

O aluno será avaliado em parâmetros de leitura aplicada a seu instrumento.

A Faculdade Souza Lima é organizada por níveis que partem de 1 a 6, em quatro parâmetros claros: interpretação, acompanhamento, leitura e improvisação. O ingressante pode ter interpretação nível 2, acompanhamento nível 4, leitura nível 1 e improvisação nível 3. Ou qualquer composição numérica que o retrate. Essa composição será critério para a escolha das práticas coletivas, bandas, que o aluno poderá cursar.

Redação

Os alunos também realizam uma redação sobre atualidades, onde se espera boa argumentação, vocabulário e qualidade de escrita. Evidentemente é preciso ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio para o ingresso na Faculdade.

Quer se inscrever? Clique aqui!

Está preparado para o Vestibular Souza Lima? O Souza Lima também oferece programas com esse perfil: extensivo – iniciando em fevereiro, semi-intensivo – iniciando em junho, e intensivo – iniciando em agosto. Inscreva-se aqui.

Quer confirmar as informações em vídeo? Siga nosso canal!

#VemProSouzaLima

A publicação original foi realizada em 11 de agosto de 2018, ampliada e revisada em 6 de julho de 2020.

SHARE
Previous articlePor que há tanta diferença na escrita das cifras?
Next articleComo é definido o posicionamento da haste das notas?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.