Músicos têm hobby?

hobby

Músicos têm hobby?

Com toda certeza! Conheci músicos com passatempos dos mais diversificados. E que pasmem, nada tinham a ver com a música. Na verdade sem se pasmar, música pode ser passatempo para outras pessoas para os profissionais os passatempos são outros.

É desafiante para nós músicos evoluirmos dentro de nossos instrumentos, composição, arranjo, ou na atuação de produtores musicais. Mas quando acaba nossa semana, que nem sempre está usual de segunda a sexta, é verdade, procuramos outras coisas para fazer.

Tenho alguns amigos que são colecionadores – figurinhas, cards esportivos, ítens colecionáveis como placas de carro e embalagens. Outros gostam de atividades esportivas – jogar futebol ou pescar.

Alguns preferem a leitura, um time de esportes. São muitos passatempos de fato.

Eu pessoalmente tenho hobbys muito específicos, acho.

Hoje acho que meu maior hobby é o jogo de Xadrez. Em 2020 para se ter uma ideia disputei seis mil partidas online. É um prazer em assistir outras pessoas jogando, profissionais, campeonatos, jogos antigos, análises.

Um outro hobby é a leitura, que me atrai muito. Gosto de ler principalmente sobre ciências políticas, sociologia e antropologia. Também sou um vocacionado a jipeiro, gosto de carros antigos, e tenho um, que conservo para trilha – embora nunca as faça.

Música é muito divertido, mas quando a caixa do instrumento fecha o momento é de distrair-se com outras atividades. É impossível considerar a música como meu divertimento por tratar-se do que paga minhas contas.

Se me divirto com meu trabalho? Evidentemente. Mas isso, cá entre nós, é erro dos outros, não nosso. As pessoas não amam o que fazem, eu amo, e amo muito. E por amar não me sinto tão cansado quanto os que apenas gostam ou toleram o que fazem profissionalmente.

Mas chegado o fim do ano, é instrumento guardado e “bora” pescar, algo que também gosto. Tratando então de atividades que me são sadias.

Você quer ser músico? Deve ter um hobby também.

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleComo usar o metrônomo para estudar?
Next articleComo tratar o conhecimento musical?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/