História da Música Brasileira – Introdução

história da música brasileira

Para consolidar a informação e apresentar um conhecimento aplicado cobrindo importante lacuna da educação musical, eu Professor João Marcondes através do BLOG Souza Lima, apresento a série Infográficos da História da Música Brasileira.

Infográficos

A história da música em uma visualização que aperfeiçoa a compreensão do estudante.

Dos primórdios da formação da cultura musical do Brasil, da colonização e atuação dos jesuítas na alfabetização e catequização dos nativos brasileiros, a vinda da corte de Dom João VI – que transformou o Brasil em centro do império de Portugal; para o desenvolvimento e surgimento do mercado fonográfico e seus principais personagens no que consiste a formação do fazer musical brasileiro.

Inicialmente em quatro partes: introdução, primeiro, segundo e terceiro infográfico.

Dissertação de mestrado

Só foi possível realizar este projeto pelo embasamento e construção interdisciplinar oferecida no mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, que concluí em 2009, sob orientação do Professor Doutor Arnaldo Daraya Contier.

A dissertação “Fonograma: transformações histórico culturais e tendências tecnológicas no mercado da música popular brasileira” encontra-se disponível na internet para download gratuito, e está encaminhada a versão em livro, com publicação planejada para 2020.

Você sabia da atuação dos Jesuítas? Do barroco tardio brasileiro? Do maior operista das Américas: Antônio de Carlos Gomes? Do que é o Entrudo – o carnaval de antigamente? A presença do Teatro Revista a partir de 1859? E da figura que inaugurou o mercado fonográfico brasileiro? Frederico Figner – o patrono da gravação no Brasil?

Acompanhe aqui mesmo em nosso blog!

Posteriormente a esta série virão outras com conhecimento completo, e que compõe o livro “Pequena História da Música Brasileira”, que será também publicado em 2020.

Claro que para um aprendizado pleno é preciso de audição – procure as referências na internet, youtube, muito já há. E o que não houver entre em contato que terei prazer em ajudar com algumas pitadas nesta publicação.

Vamos em frente aprendendo mais sobre a História da Música Brasileira! Aprecie o infográfico!

#VemProSouzaLima

história da música brasileira

Continua aqui…

Publicado originalmente em 28 de dezembro de 2017, ampliado e revisado em 14 de janeiro de 2020.

SHARE
Previous articleQuais as características da Orquestra Jazz-Sinfônica?
Next articleQuais são as tríades de um campo harmônico maior?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/