Harmonia ou melodia? O que preciso saber para compor?

melodia ou harmonia

Harmonia ou melodia? O que preciso saber para compor?

Já cravo que você pode saber todas as regras harmônicas e não saber compor nada atrativo! E para ampliar a cravada adianto que um leigo aguardo em sua percepção a melodia!

A harmonia para um ouvinte comum quase passa desapercebida como parte fundamental da música! E o pior as vezes quando percebida a harmonia afeta a percepção do ouvinte de maneira a afastá-lo da apreciação da obra musical!

Há na construção musical certo balanceamento entre as construções harmônicas e melódicas. Uma obra musical que possui mais tríades em seu aspecto harmônico tende a desenvolver mais a melodia. Uma obra musical que possui uma harmonia mais desenvolvida tende a possuir uma melodia mais pragmática ou com poucos movimentos, ou que arpeje as estruturas dos próprios acordes.

A bossa-nova descreve muito bem o primeiro caso do pragmatismo da melodia, poucos movimentos e quando ocorrem estão encadeados, sem que haja saltos entre as linhas. O segundo caso por sua vez pode ser exemplificado com o jazz de estilo be-bop, cuja harmonia e melodia convergem quase que totalmente.

Você pode imaginar que o estudo da técnica te levará a composição! Abrir, ler e estudar livros e livros e no final ainda não ser capaz de compor uma obra sequer. O ensino da composição precisa convergir com a apreciação estética e com o cantar! A criatividade normalmente é oprimida pelo tecnicismo! Cuidado!

O que preciso saber para compor? Você precisa saber ouvir! Perceba a melodia!

Ouça muita música, este é um excelente primeiro passo! Estude primeiro a melodia! 

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleComo resolver um bloqueio criativo em música?
Next articleQual a importância de tocar a música de outros artistas?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/