Flauta doce é um instrumento de musicalização?

flauta doce

Flauta doce é um instrumento de musicalização?

Não! Essa espécie de flauta, aerofone da família das madeiras, é um instrumento muito importante para a história da música.

Primeiramente é importante definir o que é um instrumento de musicalização! Um instrumento com perfil de musicalização são todos aqueles que surgiram para cumprir uma demanda pedagógica. Como um Kantele, por exemplo, típico da pedagogia Waldorf.

O Kantele é um instrumento típico da antroposofia, sistema educacional que envolve todas as ações do desenvolvimento da criança e do adolescente, e que contempla a música.

A Flauta Doce, como a conhecemos, ou flauta de bisel ou flauta inglesa, embora muitíssimo usado em classes de música, trata-se de um instrumento possuidor de amplo repertório.

A flauta doce ainda é possuidora de uma família de flautas: flauta soprano – a que visualmente mais conhecemos, a flauta contralto, a flauta tenor e a flauta baixo. Respectivamente da mais aguda para a mais grave.

Um instrumento como esse possui referência estética, tratados de técnica, livros de desenvolvimento perante a música antiga – barroca e até renascentista. No período clássico, embora haja ainda algum repertório, o instrumento caiu em desuso perante o desenvolvimento de novas obras pelos compositores. E só!

O século XVIII encolheu a flauta doce, talvez pelo advento da coirmã flauta transversal; mas foi revitalizado no século XX como um instrumento costumeiro de ação pedagógica – principalmente para o desenvolvimento da coordenação motora fina, responsável pelas pequenas articulações.

Mas um instrumento que tem obras compostas por Purcel, Bach e Haendel, entre outros, não pode ser considerado um simples instrumento de musicalização. Deve-se lograr toda sua verve perante a história da música.

A flauta doce segue uma toada importante para as práticas musicais educativas, principalmente pelo fácil acesso ao instrumento dado o valor e pequeno investimento. Vamos conhecer a história, e falas de música a vera, sempre!

Até já!

Na Pós-graduação em Educação Musical, da Faculdade Souza Lima, em um módulo aprendemos a flauta doce!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleMúsica erudita significa música culta?
Next articleComo estudar trilha sonora no Brasil?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/