Existe sanfona para canhoto?

sanfona para canhoto

Existe sanfona para canhoto?

Existir pode existir, mas a funcionalidade de uma sanfona para canhoto é estapafúrdia.

O sanfoneiro destro precisa da mão esquerda de igual maneira, o sanfoneiro canhoto precisa da mão direita, de maneira interdependente as mãos são fundamentais.

Assim como para um violonista, ou para um pianista, o instrumentista da sanfona precisa desenvolver a motricidade plena. A coordenação motora fina é primordial, e a grossa está atrelada ao controle do fole.

Ao mesmo passo que não faz sentido inverter as teclas do piano, um acordeom ou sanfona para canhoto é algo irrelevante para quem pretende dominar o instrumento.

Ao violão, eu por exemplo, que sou violonista desaconselho a inversão de cordas, embora reconheça que alguns instrumentistas o fizeram com êxito tocando de maneira espelhada por toda vida. E desaconselho pelo simples fato de violões e guitarras para canhoto são até 40% mais caras, e os modelos são muito raros. Imagina quanto a sanfona seria?

E da mesma maneira que o acordeom, que o piano, para o violão tudo está interligado, ao passo que é impossível afirmar que mão é mais importante tornando irrelevante se o aluno é destro ou canhoto para aprendizagem do instrumento.

Tive alunos canhotos, iniciantes, que tocaram do início de maneira como é habitual ao violão, e outros que já chegaram com cordas invertidas, em dezesseis anos de docência cerca de quarenta alunos com esse perfil, afirmo que não há vantagem em inverter as cordas, e o mesmo será ao piano e para a sanfona.

Valeu!

SHARE
Previous articleComo reconhecer a tonalidade de uma música observando apenas os acordes?
Next articlePassei dos vinte anos, é tarde para ser músico?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.