Estudar com Música – O aprendizado acompanhado da música

estudar com música

A música pode contribuir com seu aprendizado. Estudar com música é um hábito realmente valoroso que propicia conexões e cognições, ou que as favorecem otimizando os valores da concentração.

Você estuda com música?

Se sim, qual estilo musical você prefere para se concentrar em seus estudos? Será o mais adequado?

Eu particularmente prefiro a música erudita de Claude Debussy para a criação de cada texto publicado diariamente em nosso blog, evidentemente essa preferência se altera. Já estudei ou criei artigos ouvindo canção internacional e da canção popular brasileira, entre Louis Armstrong, Guinga e Tom Jobim.

Músicas muito aceleradas normalmente não coincidem com o estudo ou a criação literária.

Basicamente procuro obras que tenham entre quarenta e sessenta pulsos por minuto (BPM). E que possuam tonalidade maiores.

Aí para um leigo ficou um pouco mais complicado!

Avalie seu repertório de estudo sobre três passos primordiais! Vamos lá:

  1. Procure uma música que já conheça ou que faça sentir totalmente ambientado. 

Uma música que traga desafios a audição atrairá sua atenção, e não potencializará sua concentração. Os mantras normalmente são uma saída rápida para tal, porque possuem um ostinato, uma repetição constante, um padrão que depois de absorvido torna-se apenas um plano de fundo.

2. Tenha um bom emissor sonoro

Prefira os fones de ouvido do que as caixas acústicas. Os fones de ouvido afastarão sua audição dos ruídos cotidianos e facilitam a imersão no conteúdo que será estudado.

3. Tempo

A concentração humana ocorre por períodos. Mesmo com tempo de sobra, faça intervalos periódicos. Não por acaso uma hora aula possui cinquenta minutos. Faça seções de cinquenta minutos com intervalos de dez minutos.

Vamos em frente! Aproveite esse primeiro infográfico sobre o tema do aprendizado através da música ao qual dimensiona e propicia uma primeira visão dos benefícios de ouvir algo unificado aos seus estudos! Ou melhor, se estar acompanhado da música!

Texto de João Marcondes. Infográfico de Jean Forrer!

estudar com música

Publicado originalmente em 5 de outubro de 2017, ampliado e revisado em 03 de junho de 2019.

SHARE
Previous articleNova Unidade Souza Lima Paraíso – Confira!
Next articleO que é Baixo Fretless?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.