É preciso saber fazer para dar aula de música?

É preciso saber fazer para dar aula de música?

É preciso saber fazer para dar aula de música ou basta a teoria? Legal demais a pergunta do leitor, uma pergunta capiciosa.

Vamos pensar em um professor de prática de instrumento musical que somente teoriza, passa longe de saber tocar. Infelizmente sua prática letiva pode caminhar pela questão estética, e levando em conta que música se aprende tanto pela abordagem oral quanto escrita, fará falta a falta de prática.

A abordagem oral significa ver, ouvir, observar, outra pessoa tocando. Aprendemos assim. A escrita, teórica, é aquele decodifica sem referência imediata.

Um professor de harmonia, bem capenga, que tive se declarava compositor. Certa aula ele foi arguido de sua obra. Que a apresentasse. Falhou, disse que tinha esboços, e já se vão vinte anos que o conheço e até hoje nada publicou.

E segue enganando seus estudantes sobre uma hipotética experiência que conserva. Suas classes são conglomerados de estudos confusos sobre harmonia tradicional e contraponto, e que ao observar, pelo resultado que se tem em mais de vinte anos que acompanho o trabalho, nada a declarar.

Seus alunos, poucos que terminam o programa, passam longe de finalizar o programa compositores com um mínimo de portfólio a demonstrar.

Então é preciso ser empreendedor para dar curso de empreendedorismo em música, ser compositor de fato, ou arranjador, para formar compositores ou arranjadores, ser produtor para formar produtores, ser bom instrumentista para lecionar de maneira completa um instrumento. Minha opinião.

SHARE
Previous articleQuantos acordes de sétima existem?
Next articleÉ seguro comprar equipamentos musicais sem nota fiscal?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/