É possível compor música sem tocar nenhum instrumento?

compor

É possível compor música sem tocar nenhum instrumento?

Sim! Claro! Se você já faz isso, saiba que não é o único.

Temos na história da música popular brasileira alguns nomes imprescindíveis que passavam longe de tocar um instrumento musical. Quer saber quem? Vamos por tópicos.

Adoniram Barbosa

Já ouviu Saudosa Maloca, Trem das Onze, Samba do Arnesto? Então, Adoniram não tocava instrumento musical, apenas cantava. Saia cantando e harmonia que outro organizasse.

Paulo Vanzolini

Levanta sacode a poeira e dá volta por cima? Então. Ele era professor doutor da USP, poeta, compunha como poucos, e não tocava instrumento alguns. Ousaria dizer que é um dos compositores que mais escuto ecos na obra de Chico Buarque.

Wilson Batista

Compositor notável do tempo de Noel Rosa, também não tocava instrumento musical. Compositores de clássicos da música brasileira. Um verdadeiro cronista.

Batatinha

Compositor baiano, cantado por tantos. E muitíssimo poético, também não tocava sequer um instrumento.

Se sentiu mais acompanhado? Compor música com letra, ou letra para música são aspectos que independem de um instrumento. Cantar é mais importante do que tocar um instrumento, neste caso. Ajuda tocar um instrumento? Sim, mas não saber não atrapalha.

No Souza Lima temos um curso específico para tratar da Composição letra e música. O objetivo é claro, e no módulo 1 apenas usufruímos do texto e da melodia, conhecemos o que é a música, e o que pode ser se pensarmos a música.

Vamos lá!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleA inteligência artificial pode vir a substituir ou até extinguir os músicos?
Next articleDá certo montar banda sem baterista?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/