É fácil tocar escaleta?

É fácil tocar escaleta?

Pergunta de um leitor, que faço questão de esclarecer.

Lembre-se que o conceito de fácil é interpretativo e condicionado alguns valores bastante pessoais. Esses valores são de desenvolvimento motor. Referência estética. Vontade de aprendizagem.

Instrumentos que possuem teclas, e que ressalto que não se considera uma família pela organologia, tem sonoridade imediata. A tecla aciona um mecanismo e o som sai. Se por ventilação humana ou mecânica – escaleta ou órgão e acordeom, ou se pela emissão por martelar ou pinçar a corda – piano e cravo, respectivamente.

Isso torna o primeiro estágio desses instrumentos mais fáceis realmente. Mas é apenas para o primeiro estágio.

Ao soprar o cano ou o bocal de uma escaleta o som sai. Em um violão e guitarra é preciso habituar a pele pra consolidar o som. Em um violino é preciso acostumar a pele e constituir afinação, que se dá pela percepção.

A escaleta ou pianica, ou melodium, é um instrumento de origem alemã. Muitíssimo difundido no Brasil, principalmente na música instrumento por Hermeto Pascoal.

Ganhou a nomenclatura escaleta no Brasil, por conduzir e visualmente apresentar bem estruturas de escalas. Possui duas versões, uma de 32 teclas, e uma um pouco maior de 37 teclas. Ou seja, a primeira com duas oitavas e meia de tessitura. E a segunda com três oitavas.

Para se ter uma referência quanto a melodia, a bossa-nova possui melodias com a tessitura de no máximo décima terceira. E muitas que estão dentro de uma oitava. O choro melodias com duas oitavas e meia. Ou seja, é possível tocar de tudo absolutamente em uma escaleta.

Gostou da publicação? Compartilhe! Prazer atender você caríssimo leitor! É isso!

Tem cursos pra escaleta? Sim, claro! Quer estudar este instrumento? Se sim, envie e-mail para joao.marcondes@souzalima.com.br

#VemProSouzaLima estamos aqui para atuar em seu desenvolvimento musical!

 

SHARE
Previous articleQuero ser Musicista Entrevista: Sara Milan
Next articleUm maestro precisa tocar todos os instrumentos?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.