Como uma pessoa se torna maestro?

maestro tom jobim

Como uma pessoa se torna maestro?

Vamos compreender a pergunta de um caríssimo leitor utilizando a palavra Maestro como sinal de reverência, e não necessariamente para um músico especializado na condução de um agrupamento vocal e ou instrumental.

Por exemplo: é comum lermos ou ouvirmos a citação de Maestro Antônio Carlos Jobim, Maestro Tom Jobim. Trata-se de um sinal puro de notório saber, digno a determinadas pessoas que delinearam caminhos, apontaram percursos, tornando-se assim referência a determinada ação musical.

Não se trata de um condicionamento de aptidão a liderança de um grupo sinfônico ou de um coral. Trata-se de admiração e respeito pela bagagem consolidada de um amplo valor cultural.

Tom Jobim atingiu esse saber que lhe concedeu o título primeiramente por suas composições. Em segundo plano pelo reconhecimento internacional para com sua obra, haja vista, por exemplo, o maior cantor norte-americano de todos os tempos ter dedicado a obra jobiniana dois álbuns completos, com ilustre participação do compositor.

Assim, por exemplo, em cidades do interior um músico que contribui e ensina diversos instrumentos, mesmo que minimamente, é chamado de maestro, sinal de respeito a sua contribuição. Não necessariamente possui as expertises de um regente, formado para tal, seja por vias universitárias ou por empirismo.

Para ser um dia maestro então espera-se de você alguma contribuição, alguma liderança, alguma deferência a uma determinada sociedade.  Como uma pessoa se torna maestro é parte de um saber democrático em uma conquista que pode levar anos.

Se quer ser regente o melhor caminho agora nesse ponto em que nos encontramos na história é o estudo em programas regulares: técnico, graduação em regência – bacharelado, e pós-graduação. Mas isso tudo já é assunto de outra publicação que nosso blog possui.

Feliz em contribuir com o pensamento de cada um de nossos leitores. Vamos lá, deixe sua questão no campo de pesquisa!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleO que é chorus em improvisação musical?
Next articleNomenclatura dos graus de uma escala maior
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.