Como ser músico?

joão marcondes

Estudar um instrumento. Ter uma banda. Tocar. Fazer shows. Nascemos para o palco. Mas vamos viver de música? Sim é a  resposta. Então precisamos nos organizar.

O primeiro passo: Conhecer as áreas de atuação do músico.

Embora pareça simples a música possui diversas variações profissionais, e podemos ser específicos ou diversificados em nossa atuação profissional.

Ser apenas instrumentista. Ser apenas arranjador. Ser apenas compositor. Ser apenas educador musical. Ou atuar com diversificação.

O segundo passo: Definir um plano de carreira.

Em quanto tempo você pretende viver de música. Dedicar-se a um instrumento. E para depois lecionar ou tocar em pequenos eventos. A seguir ingressar em uma faculdade ou curso regular. Ou enviar materiais para se estabelecer músico contratado de um artista de renome.

O terceiro passo: Fazer ou não fazer faculdade de música?

(Já criamos um artigo sobre isso, leia aqui!).

É uma decisão e tanto. Fiz e faria novamente. Muitos contatos profissionais acontecem no ambiente da graduação. E realizar um curso pode fazer a diferença.

Não realizar fará com que necessite consolidar um percurso individual. De ampla dedicação.

O quarto passo: Empreender

O músico empreende sobre sua marca. Seu nome é a matriz de seu desenvolvimento. É o motivo de sua estada. O que pretende consolidar.

Assim, onde muitos músicos falham, e até desistem, é na consolidação de seu nome. De como seu nome será visto! De como será contratado! De como será solicitado!

Quem não é visto não é lembrado! Esse ponto é deve ser avaliado continuamente! Revisto e explorado!

O quinto passo: Divulgar

Divulgue seus êxitos com sabedoria. Em cada cachê recebido, invista um percentual em divulgação. Esse será seu maior êxito, principalmente na consolidação de sua network, que mesmo estabelecido precisa ser renovado – o mercado oscila para todos.

Mais passos virão!

E isso, sem considerar as séries que já possuímos em nosso blog! Dicas para o futuro músico profissional, Quero ser Músico e Quero ser músico entrevista.

Vale pesquisar acima!

SHARE
Previous articleUma breve história do Acordeom no Brasil
Next articleEstudar música no Souza Lima é caro?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/