Como ser músico de orquestra?

Por sugestão de nossos leitores, vamos falar de algo bastante específico: Afinal como ser músico de orquestra? Ou quais são os requisitos para ser músico de orquestra?

Primeiramente a Orquestra reúne os grandes instrumentistas. Músicos que dominam o repertório característico de seu instrumento. Conhecedores dos estilos e gêneros históricos da música erudita.

Conhecedores das terminologias de intensidade, e andamento. E grandes realizadores.

A partitura é o valor principal do instrumentista de orquestra. E que espelhará quase que exatamente a execução. Mas por que quase?

O instrumentista de orquestra é aquele que também sabe ser guiado nas especificidades sugeridas por um regente. O regente é o intérprete da orquestra. E cada instrumentista parte de sua interpretação guiada.

É fundamental então para o instrumentista de orquestra a compreensão estilística de quem o rege naquele momento.

O regente é o argumento da pergunta e da resposta. O instrumentista é a mão, o sopro, que justifica a fala. Que justifica o argumento.

A combinação da ação do instrumentista inspirada no argumento do regente é o resultado musical obtido nas diversas obras e estilos da música escrita.

É fato que além da compreensão do regente o músico da orquestra atingiu êxito pleno na sonoridade, compreensão de estilo, partitura, controle técnico de seu instrumento…

Concursado

O músico de orquestra passa por um concurso de admissão. São registrados em regime CLT, ou contratados para cachês ou determinados períodos.

Um salário de uma orquestra média parte de quatro mil reais mensais. Para Orquestras com salários que ultrapassam dez mil reais.

É um músico capacitado de nível internacional. Pela grande demanda de orquestras brasileiras, e pelo pouco preparo que o músico brasileiro se dedica a prática da orquestra, é comum um número imenso de estrangeiros do leste europeu principalmente, compor nossas principais  vagas de trabalho.

Falta dedicação? Espero que nos preparemos melhor para que nas próximas gerações, nós brasileiros ocupemos quase a totalidade dessas vagas.

É preciso ser formado para atuar como músico de orquestra?

Não. É preciso dominar seu instrumento.

 

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleA importância da rotina de estudos para a música
Next articleO que é canção?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/