Como se comportam os elementos rítmicos musicais?

ritmo

Como se comportam os elementos rítmicos musicais?

Das partes mais interessantes do estudo da rítmica está na colocação dos elementos musicais agrupados em três fatores fundamentais: condução, marcação e clave.

Condução representa o menor elemento perante o pulso constante.

Marcação representa o elemento coincidente ao pulso constante.

Clave representa a síntese – aquele único elemento que imediatamente remete ao ritmo.

Todos os ritmos do eixo latino-americano podem ser organizados com essa perspectiva de observação, que é minha favorita. Existem outras formas de se observar ritmo, mas fica como assunto para uma outra publicação.

O elemento que falta é o efeito, o uso do ritmo para criar uma sensação. Mas isso é outro assunto também.

Vamos nessa! Seguindo com os diversos aprendizados que o BLOG fornece.

 

SHARE
Previous articleO Brasil deveria ter política pública para música?
Next articleToda escala forma campo harmônico?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/