Como reconhecer um Acorde Pautado?

Vamos lá em mais um passo destinado a formação musical! Quanto a estruturas de acorde, e seu reconhecimento ou grafia! Esse trabalho é amplamente cobrado no vestibular de música! E essa cobrança se dá ao avaliar as estruturas do conhecimento harmônico, que inicia claro na prática das escalas e intervalos.

Alguma dúvida quanto a escalas e intervalos? Resolva primeiramente!

Como reconhecer um Acorde Pautado?

 

  • Primeiramente Estipule o conjunto.

São quatro acordes. Quatro conjuntos diferentes.

O primeiro conjunto possui dó, ré, lá e fá. O segundo conjunto possui si, ré, sol, e fá. O terceiro conjunto possui sol, mi dó e si. Enquanto o quarto conjunto possui sol, mi, dó e lá.

  • Constitua o conjunto em sobreposição de terças de maneira a constituir uma estrutura em posição fechada, cuja fundamental será a nota mais grave. Se precisar enarmonize.

O primeiro conjunto dó, ré, lá e fá:

Tente sobrepor terças a partir de cada nota do conjunto. Pensamento:

Se for a fundamental, a terça é mi. Tem mi no conjunto? Não. Então dó não é fundamental desse primeiro conjunto.

Se for a fundamental, a terça é fá. Temos fá nesse conjunto. A terça a partir de fá, é lá. Temos lá nesse conjunto. A terça a partir de lá, é dó. Temos dó nesse conjunto.

Encontramos a resposta sem realizar o processo sob todas as notas do conjunto. Caso não encontre siga o procedimento. Há exceções, mas isso é outro assunto.

A estrutura é ré fá lá e dó. Ré é a fundamental, então é um acorde de ré.

  • Qualifique a relações do conjunto a partir da posição fechada. Observe acima!

Ré é fundamental. Fá é a terça menor de ré. Lá é a quinta justa de ré. E dó é a sétima menor. Então trata-se de uma tríade menor com sétima menor. Ré menor com sétima menor.

Mas o baixo está na sétima do acorde. E será pautado como terceira inversão.

E agora quem são os próximos acordes?

Vamos lá! Tente seguir o mesmo procedimento identificando cada acorde, e pautando por cifra.

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João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.