Como medir meu desenvolvimento musical?

como medir meu desenvolvimento musical

 Como medir meu desenvolvimento musical?

Vamos avaliar alguns aspectos enumerados sem ordem de importância para medir seu desenvolvimento musical?

  1. Leitura
  2. Sonoridade
  3. Interpretação
  4. Acompanhamento
  5. Improvisação
  6. Repertório

Cada um desses aspectos tem importância pontual dependendo da prática e do estilo ao qual você se dedica. Correto?

Um estudante que se dedicada para a música erudita dedica-se em seu dia a dia para a leitura, sonoridade, interpretação e repertório.

Antes de eu me estender em relação ao desenvolvimento musical, como você se auto avalia nesses seis parâmetros?

Leitura compreenda como leitura aplicada. Não adianta pensar nos livros de leitura rítmica! Como você reage para uma situação de leitura à primeira vista.

Sonoridade considere o domínio de linguagem do instrumento. Todos os tipos de relações interpretativas, ligados, arrastes ou slides, volume sonoro e controle de expressividade. Como é sua relação com o som típico do seu instrumento? Aquele som que os artistas que você mais gosta são capazes de fazer? Você está quão perto disso?

Interpretação é o desenvolvimento do aspecto da sonoridade. Talvez amplificado na capacidade de desenvolver sua própria característica! Domínio das possibilidades do seu instrumento e estilo!

Acompanhamento para o músico erudito também está no plano da sonoridade, o acompanhamento da música popular é avaliado conforme capacidade de improvisação ou reação perante situações que envolvem conhecimento de estilo e harmonia.

Improvisação acaba por ser objetivo condizente para o músico popular. Saber acompanhar de maneira intuitiva e desenvolver linhas melódicas em cada estilo tanto quanto criar acompanhamentos interessantes em tempo real.

Repertório?

Você só acompanha? Você improvisa? Toca quantas músicas? Que tipo de músicas? Qual o grau de dificuldade que estas músicas estão perante o seu instrumento?

Chegamos então em um plano informativo e agora é com você!

No Souza Lima os coordenadores pedagógicos podem fazer uma avaliação gratuita, ou agende na recepção da unidade mais próxima uma aula experimental!

#VemProSouzaLima

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João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.