Como me especializo em Musicoterapia?

Como me especializo em Musicoterapia?

Essa pergunta surgiu de um caríssimo leitor! Que seguidamente nos visita! Imagino que pela sua questão seja ele um músico ou uma musicista com diploma de bacharelado ou de licenciatura em música.

Para se especializar nesta formação basta ao portador de diploma ingressar em uma pós-graduação Lato Sensu em Musicoterapia. Há instituições muito tradicionais que oferecem essa especialização. E há novas instituições que em 2019 passaram a oferecer.

Fora do país também há projeção para especialização em Musicoterapia e até mesmo a Berklee College of Music, parceira da Faculdade e Conservatório Souza Lima, possui graduação na área, o que chamam nos EUA de Minor.

Reconhecimento

Como a profissão do Musicoterapeuta ainda espera reconhecimento, provavelmente os programas ascenderão quando se estabelecerem os alicerces profissionais em plano federal, para que assim sejam ampliados os projetos de formação regular e continuada.

Há diversos programas oferecidos por exemplo pela APEMESP de formação livre, e aprimoramentos para que se possa conhecer a área e dedicar-se de maneira mais certeira a musicoterapia. Informe-se sazonalmente.

O Souza Lima em especial não oferece nenhum programa de musicoterapia, embora tenhamos muitíssimo respeito pela área, e interesse em desenvolver parcerias no futuro para atender demanda tão importante em plano pedagógico e para a saúde pública.

Caro leitor se errei o perfil que esperava, recordo que também escrevi um primeiro artigo sobre esta área tão encantadora. Talvez um artigo mais didático! Leia aqui!

Quem sabe um dia também me especializo em musicoterapia? Vontade não me falta!

SHARE
Previous articleQuais os principais problemas que podem ocorrer com um teclado?
Next articleO que são extensões de acorde?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.