Como identificar em pauta os modos da escala maior?

Como identificar modos da escala maior em pauta?

Identificar modas da escala maior em pauta é algo relativamente simples. Pode-se chegar ao resultado por três ações. Por distância de graus – entre tons e semitons, por intervalos, ou na relação de conjunto.

POR INTERVALOS EM TONS E SEMITONS:

Tom, tom, semitom, tom, tom, tom e semitom configura o modo jônio. I grau.

Tom, semitom, tom, tom, tom, semitom e tom, configura o modo dórico. II grau.

Semitom, tom, tom, tom, semitom, tom e tom, configura o modo frígio. III grau.

Tom, tom, tom, semitom, tom, tom e semitom, configura o modo lídio. IV grau.

Tom, tom, semitom, tom, tom, semitom e tom, configura o modo mixolídio. V grau.

Tom, semitom, tom, tom, semitom, tom e tom, configura o modo eólio. VI grau.

Semitom, tom, tom, semitom, tom, tom e tom, configura o modo lócrio. VII grau.

Repare que é um ciclo baseado na estrutura da escala natural. Se você sabe a escala natural, e a distância entre as notas naturais, compare, basta avaliar a partir dessa informação e replica-la em um novo exercício.

POR INTERVALOS QUALIFICADOS:

Dessa forma basta analisar primeiramente os intervalos, e cientes da informação dos modos abaixo. Para nomear o modo em que trata, lembre que a primeira nota será a fundamental (imagine que a estrutura inicie por Mi, e tenha F 2M 3M 4+ 5J 6M 7M 8J, então será nomeada como Mi Lídio).

Há três modos que possuem terça maior:

O modo jônio possui F 2M 3M 4J 5J 6M 7M 8J. Sinônimo de modo maior.

O modo lídio possui F 2M 3M 4+ 5J 6M 7M 8J.

O modo mixolídio possui F 2M 3M 4J 5J 6M 7m 8J.

Há quatro modos que possuem terça menor, e conservam peculiaridades:

O modo eólio possui F 2M 3m 4J 5J 6m 7m 8J. Sinônimo de escala menor primitiva.

O modo dórico possuiF 2M 3m 4J 5J 6M 7m 8J.

O modo frígio possui F 2m 3m 4J 5J 6m 7m 8J.

O modo lócrio possui F 2m 3m 4J 5D 6m 7m 8J.

 

POR ESTRUTURA:

Nesse caso é preciso estar totalmente esclarecido no conceito das escalas maiores e seus conjuntos.

Quantos e quais acidentes possuem cada conjunto de escala maior?

Dó maior? Apenas sons naturais.

Com sustenido:

Sol maior? Um acidente, fá sustenido.

Ré maior? Dois acidentes, fá sustenido e dó sustenido.

Lá maior? Três acidentes, fá sustenido, dó sustenido e sol sustenido.

Mi maior? Quatro acidentes, fá sustenido, dó sustenido, sol sustenido e ré sustenido.

Si maior? Cinco acidentes, fá sustenido, dó sustenido, sol sustenido, ré sustenido, e lá sustenido.

Fá sustenido maior? Seis acidentes, fá sustenido, dó sustenido, sol sustenido, ré sustenido, lá sustenido e mi sustenido.

Dó sustenido? Sete acidentes, fá sustenido, dó sustenido, sol sustenido, ré sustenido, lá sustenido, mi sustenido e si sustenido..

Com bemol:

Fá maior? Um acidente, si bemol.

Si bemol maior? Dois acidentes, si bemol e mi bemol.

Mi bemol maior? Três acidentes, si bemol, mi bemol e lá bemol.

Lá bemol maior? Quatro acidentes, si bemol, mi bemol, lá bemol, e ré bemol.

Ré bemol maior? Cinco acidentes, si bemol, mi bemol, lá bemol, ré bemol e sol bemol.

Sol bemol maior? Seis acidentes, si bemol, mi bemol, lá bemol, ré bemol, sol bemol e dó bemol.

Dó bemol maior? Sete acidentes, si bemol, mi bemol, lá bemol, ré bemol, sol bemol, dó bemol, e fá bemol.

Ciente da informação dos conjuntos da escala siga o procedimento:

  • Identifique quantos acidentes e quais são.
  • Identifique através dos acidentes que conjunto de escala é.

Por exemplo, seis sustenidos, conjunto da escala de fá sustenido maior.

  • Verifique a nota inicia o que foi apresentado na questão.

Por exemplo: Nota lá sustenido, com seis acidentes, sustenidos.

  • Identifique que grau do conjunto da escala o lá seria. No caso terceiro grau.

Agora precisamos saber que se iniciar pelo I grau é jônio, pelo II grau é dórico, pelo III grau é frígio, pelo IV grau é lídio, pelo V grau é mixolídio, pelo VI grau eólio, pelo VII grau lócrio.

O resultado então é lá sustenido frígio.

 

Retorne agora em todos os modos apresentados e reavalie cada questão!

E aí? De que maneira prefere utilizar para chegar a resposta?

 

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João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.