Como estudar improvisação?

Como estudar improvisação?

Como estudar improvisação?

Improvisar é criar em tempo real acompanhamento ou melodia sobre um determinado gênero e estilo musical.

Organizei esta publicação em 7 passos!

1| Estude domínio expressivo do instrumento, neste caso são o que consideramos técnicas de interpretação! Aqueles arrastes típicos dos instrumentos de cordas! Também os ligados ascendentes e descendentes que qualquer instrumento pode fazer! E até aqueles efeitos do instrumento!

2| Desenvolva um repertório prático, e quanto mais você dominar de uma música mais você será capaz de desenvolver variações e improvisações sobre ela.

3|Pratique arpejos, escalas e modos de maneira aplicada sobre um acorde.

4| Transcreva solos de seus artistas favoritos.

5| Pratique ritmo em seu instrumento. O ritmo é parte primordial da improvisação, e tanto que um grande improvisador estabeleceu a seguinte frase: “Melhor uma nota errada em um ritmo certo, do que uma nota certa com o ritmo errado”. Sacou? Quem foi que disse tal preciosidade?

6| Desenvolva percepção de ciclos harmônicos.

7| Improvise todos os dias de maneira livre e sobre chorus de informações.

Considero os sete passos relevantes para estudar improvisação. Um fato importante, você está pronto tecnicamente para adentrar a este estudo?

Procure a avaliação de um profissional, o próprio Souza Lima possui uma modalidade de aulas avulsas. Você agenda uma única aula, investe e faz sua avaliação.

#VemProSouzaLima

O Souza Lima oferece especialização em nível técnico de improvisação! Saiba mais!

SHARE
Previous articleO que é Long Play?
Next articleQual a função de um curso técnico em música?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.