Como escolher acordes para minha composição musical?

compor

Como escolher acordes para minha composição musical?

Bacana!

A harmonia como acompanhamento faz parte da terceira camada de percepção do ouvinte. Parece desimportante, correto? Mas bem, não é. Essa camada está consolida por definir a sensação obtida na apreciação musical. Esqueça você, estamos falando do ouvinte agora.

É verdade que a harmonia como acompanhamento se trata de uma sensação relativa principalmente por ser de experiência avaliativa dependendo totalmente da experiência estética de cada ouvinte.

Se está começando uma composição, e isso motivou sua pergunta aqui no BLOG, caro leitor, já evitaria responder sua questão da maneira que espera. Lembre-se que a melodia é imperativa e sobrevive a seguir da apreciação. O seu ouvinte vai cantar, vai relembrar, vai se emocionar pensando na melodia, a harmonia é uma experiência que o ouvinte não vai saber descrevê-la e muito menos repeti-la.

Então para que amarrar sua composição aos alicerces harmônicos? Trate de desenvolver uma excelente melodia, totalmente cantábile, lírica, profunda, que emocione, que seja memorável, e que se possuir letra encontre perfeita junção entre fonemas e notas. Pronto, falei!

Desculpa decepcionar o leitor que esperava compor a partir de uma solução harmônica milagrosa musicando a letra que tanto trabalhou. Sugiro que cante e faça soar música para depois definir uma harmonia perante estilo e gênero. Densidade harmônica faz parte da apreciação da obra, na maneira que será percebida, mas não é alicerce para criar. Fuja disso, é uma muleta quebrada.

E vale até lembrar alguns compositores que não tocavam um instrumento harmônico, e que muito admiro Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini e Batatinha, pra começar o papo. E fica assim!

Entendeu? Para que escolher acordes para uma composição musical? Para compor? Não! Amarra e trava!

#VemProSouzaLima

O curso para discutir esse assunto? Técnico em Processos Fonográficos ou o curso livre Composição: Letra e Música!

SHARE
Previous articleQuais são as tétrades de um campo harmônico menor seguindo a escala menor melódica?
Next articleO que é uma tonalidade menor?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/