Como é o trabalho de um Compositor?

joão marcondes

Como é?

Compositor é o músico que atua com a criação artística e publicitária, para si ou para outras interfaces fazendo da organização de som e silêncio ferramenta, tal qual um pintor com tinta e tela, ou um escultor com sua matéria prima, e que da imaginação constitui a partir de suas referências estéticas e estilísticas cada obra.

O Compositor artista se orienta apenas sobre os paradigmas do legado de sua cultura. Podendo assim dela romper, ou por ela continuar. É de fato um profundo conhecedor do repertório que lhe é anterior, já que conhecer propicia o antagonismo ou o continuísmo consciente. Seu trabalho é livre.

O Compositor de trilhas sonoras, seja para teatro, cinema ou de viés publicitário, se orienta por um manual escrito chamado de briefing, e que amarra quase que totalmente a criação, constituindo uma proposição mediante estratégias técnicas e de compreensão histórica que o compositor adquiri em sua formação.

Se segue algo roteirizado ou se está livre para conceber sua criação, o compositor é um musicista muito bem formado.

A criação artística como é livre, ao compositor se espera ócio, onde se imagina e se estabelece em pensamento livre através de horas, dias ou semanas, quando da primeira ideia concreta se produz algo a partir dos aspectos do desenvolvimento composicional (Leia a publicação de transposição e espelho, destinada a compositores).

Dessa técnica vem o trabalho da composição: o Desenvolvimento.

A criação com amarras, que responde a orientação, do briefing, é para ontem! Então do compositor se espera atuação imediata! Criação intermitente. Concentração. Como estar em um estúdio de criação sem hora para ir embora, e ter que compor algo sem mensurar ou prever influência da inspiração, a técnica e bagagem são primordiais.

O trabalho de um compositor é incrível! Mas que requer muito preparo, como mencionado!

Para tal há programas específicos! Tanto em nível universitário, bacharelado em composição. Quanto uma especialização – lato sensu, nível técnico e ainda cursos livres.

SHARE
Previous articleQual significado dos gestos do maestro?
Next articleQuais instrumentos compõe uma orquestra?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.