Coleção Universo dos Sons

Coleção Universo dos Sons

Desde 2006 me dedico aos resultados e desenvolvimento metodológico para o ensino da música. Eis que depois de anos de experimentos, e análise de resultados, começamos aqui no Souza Lima um processo de materialização dessa metodologia. Consolidar as metodologias em livros e coleções didáticas tornou-se minha prioridade em 2016.

E hoje, 18 de fevereiro de 2019, na mesma data em que eu completo trezentas publicações no BLOG Souza Lima em português, com esta publicação, teremos a primeira apresentação da metodologia.

São cinquenta e dois livros. Divididos em quatro coleções.:Um Elemento, Um Musicista, Um instrumento, Um bando. E ainda 5 livros de desenvolvimento técnico.

Na coleção Um Elemento estão as características principais da música e dos aspectos físicos do som. Uma coleção que se desenrola em prosa, muitíssimo ilustrada pelo Karmo – de enorme criatividade e dedicação, que assina todos as ilustrações nos cinquenta e dois livros.

A seguir a série Um Musicista – com prosa, canções, e poesia como cerne da comunicação. Nesse volume surgem as primeiras atividades, algumas até mesmo ao longo do texto poético. É um divertimento em que aprendemos as principais atividades do músico quando profissional.

A série procura elucidar os caminhos de quem gostaria de ser músico, algo fundamental para contribuir com a consolidação do profissional da música.

A série a seguir trata da confluência e desenvolvimento da linguagem dos instrumentos no Brasil. Instrumentos que adquiriram caráter e expressividade alinhada com o fazer musical que se costurou com cem anos de mercado fonográfico brasileiro. Um instrumento!

E ainda a coleção Um instrumento traça as costuras que os agrupamentos populares cravaram no mercado fonográfico – como a parceria entre trompete e trombone, ou entra a bateria e o contrabaixo.

A série que fecha a etapa de abordagem lúdica chama-se Um bando! Esta série trata dos agrupamentos principais para a música ocidental começamos a olhar o Brasil e parte considerável do mundo! E que tenhamos os corais, as orquestras, a big band, e tantas outras consolidadas formações instrumentais.

Livros técnicos

E que através dos instrumentos musicais e gêneros ingressam a etapa da Musicalização – em cinco grandes volumes: 1| Instrumentos Musicais 2| Gêneros Musicais Brasileiros 3|Solfejo Melódico 4|Linguagem Musical 5| Gesto Musical.

Nesse último livro se prevê o desenvolvimento da coordenação motora!

Não acaba por aqui! O Universo dos Sons caminha a seguir para a série de Infográficos específicos sobre todos os temas apresentados de forma lúdica. Isso em complemento e nova abordagem: SL Educacional. Mas que fica de assunto para outra conversa!

O Universo dos Sons pode estar em sua escola de música, em sua escola do ensino regular, em sua ONG, em seu município!

Quer mais informações? Escreva para joao.marcondes@souzalima.com.br

E agora está disponível no KINDLE! Basta baixar o aplicativo! Procure por João Marcondes, Editora Souza Lima! E lá está! Clique aqui!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleQuais sistemas de escrita musical são utilizados hoje?
Next articlePreparatório para Vestibular de Música
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.