CLAEM 2019 – TERCEIRO DIA

O CLAEM é uma oportunidade inimaginável para o desenvolvimento e consolidação da educação musical no continente latino-americano. São 18 países focados em uma semana de evento. Com encontros para diretores, docentes e estudantes. Classes. Palestras. Ensaios.

Não é apenas um encontro de amigos. É um encontro de educadores, entre os melhores de suas cidades, e de seus países.

O terceiro dia do CLAEM X – Bogotá foi da minha terceira clínica do evento. Ao todo realizei três, duas já foram. Nesta terceira clínica, a nova proposta para o projeto: Inventário Melódico, uma reflexão sobre a prática e consolidação da música brasileira. Conhecendo as estruturas e compondo in loco – um choro e um baião.

Minha sala novamente ficou pequena. Infelizmente não pude acompanhar as outras palestras que ocorreram no mesmo horário. Mas pudemos fazer música brasileira.

A seguir pude acompanhar a palestra de John Diaz sobre práticas vocais e brevemente a de Leandro Caccioni sobre percepção rítmica corporal. Colômbia e Argentina, representadas nestas exposições.

Pela tarde novamente ensaios de prática de conjunto. Experimentamos ritmos, e desenvolvemos os primeiros arranjos. Um trabalho e tanto, já que a música brasileira é repleta de elementos muito desconhecidos para os estudantes estrangeiros.

No final do dia a escola Fernando Sor, também da Colômbia, pode oferecer uma palestra sobre captação de áudio para big-band. Com exemplos, gravando com microfones em diferentes funções e imediatamente mostrando o resultado sonoro. Uma experiência muito atrativa. Note que a Big-Band estava presente.

SHARE
Previous articleCLAEM 2019 – SEGUNDO DIA
Next articleCLAEM 2019 – QUARTO E ÚLTIMO DIA
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/