CLAEM 2019 – PRIMEIRO DIA

O CLAEM é uma oportunidade inimaginável para o desenvolvimento e consolidação da educação musical no continente latino-americano. São 18 países focados em uma semana de evento. Com encontros para diretores, docentes e estudantes. Classes. Palestras. Ensaios.

Não é apenas um encontro de amigos. É um encontro de educadores, entre os melhores de suas cidades, de seus países.

O primeiro dia do CLAEM X – Bogotá surpreendeu e muito pela estrutura da escola EMMAT, que já havia a visitado na semana que antecedeu o evento em que estávamos na Colômbia para outros compromissos, mas agora recebendo participantes de toda parte.

O primeiro horário Nestor Vivas, colombiano que estudou em Buenos Aires na escola de EMC, que participa do CLAEM, e foi a primeira instituição do continente parceira da Berklee College of Music, realizou uma palestra sobre construções harmônicas, de maneira muito clara e atrativa.

Não pude acompanhar a fundo todas as palestras que vieram a seguir. Três transcorreram no mesmo horário. Acompanhei do amigo Gabriel Mourelos sobre a plataforma de produção e gravação compartilhada da escola TAMABA, Argentina. Proposta interessantíssima para todos os nossos estudantes, da rede ALAEMUS.

Por pouco tempo assisti meu amigo Leopoldo Calderon, com sua proposta de fusão de rítmicos colombianos e caribenhos, latinos também, um pouco de samba, com a música jazzística/rock. Um belo trabalho.

Pela tarde lecionei a prática de bandas de música brasileira. Ao lado de do argentino Leandro Cacioni, da escola EMPA, também Argentina.

E para encerrar o dia uma palestra/show incrível com Juan David Castaño, percussionista colombiano, acompanhando a artista Inés Granja, homenageada do ano pelo CLAEM. Uma experiência muitíssimo enriquecedora, que preserva os laços que temos. E independente se no Brasil se fala português, a miscigenação de nossos povos nos torna muito próximos e equidistantes.

Valeu a expectativa do primeiro dia! E de todo evento!

SHARE
Previous articleAs Características do Banjo Brasileiro
Next articleCLAEM 2019 – SEGUNDO DIA
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.