Bacharelado ou Licenciatura em Música?

faculdade de musica bacharel licenciatura

Bacharelado ou Licenciatura em Música? Bacharelado em música com habilitação em instrumento, bacharelado em música com habilitação em composição, bacharelado em música com habilitação em regência, ou um curso voltado para educação musical como licenciatura em música ou educação musical?

Tantas opções! E agora?

Das dúvidas mais recorrentes na visão de quem decide trilhar a carreira musical com enlace acadêmico, os programas de graduação em música do Brasil possuem especificidades que refletirão na atuação direta do musicista no mercado de trabalho.

Pelos idos de 2000 comecei a procura por cursos de música nas universidades públicas e privadas do estado de São Paulo. Naquele momento os músicos/professores que tive contato não possuíam graduação. Raros, na verdade eram os músicos graduados em alguma universidade ou faculdade pelo Brasil. A maioria dos músicos vinha de uma formação de Conservatório, alguns de uma relação autodidata, e outros de professores particulares.

Universidades de Música

Na década de 1980 foram fundados os programas de música das universidades públicas – USP, UNICAMP, e UNESP, respectivamente. E quanto a particulares, havia duas ou três faculdades somente. Em todos, de encontro, o enfoque central na música erudita. Apenas a UNICAMP, pioneira até então, abria seu programa calcado a música popular com enfoque no jazz como material de ensino.

Havia, também, nas mesmas universidades e faculdades, o curso de Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em música. Algo que nos tempos de hoje modificou-se para Licenciatura em Música ou apenas Educação Musical como na UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos.

O que se estuda?

Em um curso de bacharelado o aluno vai experimentar as afeições do seu objeto de estudo nas diversas proposições musicais. Por exemplo, um programa em violão erudito deve trazer ao aluno experiências estéticas condizentes com a prática do instrumento. Solo, em música de Câmara, interpretação estilística, e as referências que constituem o instrumento aos artifícios da estruturação musical.

Um programa de bateria calcado em expressões da música popular, práticas em conjunto, aspectos rítmicos e de acompanhamento, improvisação, e os artifícios da estruturação musical que compõe sua participação na música. Ambos em desempenho (Performance – como tem sido tratado contemporaneamente).

Programa de composição

Se Bacharelado em Composição aspectos teóricos e estéticos na construção da composição livre a formal, da orquestração, da organologia, dos desenvolvimentos musicais, motivos. Da prática composicional.

Para Educação Musical, licenciatura, o aluno desenvolverá capacitação docente, das aulas coletivas primordialmente. Voltadas as aptidões do ensino regular a prática específica musical. Eixos que convergem ao desenvolvimento de um educador pelas diferentes óticas da pedagogia tradicional e musical. Concedendo ao aluno formação plena para atividade docente. Um Licenciado em Música pode atuar com os direitos que seu diploma concede em cursos livres, e cursos regulares, prestar concurso público para preenchimento de vagas em educação musical. Um Bacharel pode prestar concursos a vagas que lhes são específicas, se em regência por exemplo. A escolha da Faculdade ou Universidade deve basear-se na atividade que o se pretende desenvolver na vida profissional.

Vale ressaltar que o Bacharelado ou Licenciatura em música concedem ao aluno formado que prossiga atividades acadêmicas com o acesso a programas como mestrado e doutorado. O ingresso desses cursos está relacionado ao número de horas realizado no programa de graduação. Se seu planejamento possui seguir carreira acadêmica, certifique se de que o programa que procura como graduação atende essa demanda.

Ao formado em Bacharelado um ano a mais em uma Faculdade é possível receber o diploma de licenciado, cumprindo apenas a carga horária de Educação. O inverso não é possível em prazo tão curto.

O objeto final deve ser “o que quero fazer depois de formado”? Para ser artista não é necessário graduação. Mas vale grifar que pelos idos de 2000 poucos eram os músicos graduados, hoje poucos são os músicos que não são. E muitos desses formados são grandes artistas.

Duração dos programas: Licenciatura de 6 a 8 semestres. Bacharelado de 8 a 10 semestres.

E aí escolheu? Bacharelado ou Licenciatura em música?

Mais em: https://souzalima.com.br/faculdade/vestibular-de-musica-souza-lima/

SHARE
Previous articleAs Características do Som e a Relação das Oitavas
Next articleMusicalização infantil ou aula de instrumento para criança?
João Marcondes
Professor João Marcondes – Coordenador Pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto, Lençóis Paulistas e Paineiras, e dos programas Composição Popular - Letra e Musica, e Preparatório para Vestibular, ambos da unidade Paraíso. Também atua como assistente de direção do Souza Lima, diretor da editora Souza Lima, Educador Musical, Compositor, Instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Ouça a obra no Spotify, Deezer e iTunes Music.